TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guia De Experimentos RAMPA PARA MOVIMENTO RETILÍNEO

Exames: Guia De Experimentos RAMPA PARA MOVIMENTO RETILÍNEO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 3

Descrição das Funções

F1 – Medição do intervalo de tempo entre os sensores: nesta função o cronômetro irá medir o intervalo de tempo entre a interrupção do sensor 1 e o sensor 2.

F2 – Medição do intervalo de tempo entre a bobina e o primeiro sensor: nesta função o cronômetro irá medir o intervalo de tempo entre a bobina e o sensor 1. Nesta função é necessário o uso da chave simples (liga/desliga)

F3 – Medição do tempo de interrupção do sensor 1 e após do sensor 2: nesta função o cronômetro irá medir o tempo enquanto o sensor estiver interrompido. Primeiro ele medirá o tempo de interrupção do sensor 1 e depois do sensor 2. Após as medidas feitas o sensor apresentará os tempos no visor alternadamente com a indicação de T1 para tempo 1 (sensor 1) e T2 para tempo 2 (sensor 2). Esta função será utilizada nos experimentos que envolvam choques.

F4 – Medição do intervalo de tempo entre 2 interrupções do sensor 1: nesta função o cronômetro irá medir o tempo entre duas interrupções do sensor 1.

F5 – Medição do intervalo de tempo entre 3 interrupções do sensor 1: nesta função o cronômetro irá medir o tempo entre 3 interrupções do sensor 1. Na primeira interrupção do sensor 1 cronômetro iniciará a contagem, o sensor será interrompido uma segunda vez e na terceira interrupção o cronômetro parará a contagem. Esta função será utilizada em experimentos que necessitem de medição de tempo do período de oscilação.

MRU – Movimento Retilíneo Uniforme.

MATERIAL NECESSÁRIO - 01 trilho com elevação de 10cm e fixador metálico fixado em uma base com 90 cm de comprimento com escala milimetrada; - 02 sensores fotoelétricos com fixadores de metal;

- 01 cronômetro digital multifunções;

- 01 eletroímã com dois bornes e haste;

- 01 cabo de ligação para chave liga-desliga com pino P10;

- 01 cabo de ligação conjugado;

- 01 chave liga desliga;

PROCEDIMENTOS 1. Montar o equipamento conforme a foto.

2. Colocar o eletroímã no extremo do trilho.

3. Posicionar o primeiro sensor que aciona o cronômetro na posição X0=0,000m (posição inicial) e conectar o cabo ao terminal START (S1) do cronômetro.

4. Posicionar o segundo sensor que desliga o cronômetro na posição X=0,100m (posição final) e conectar o cabo ao terminal STOP (S2) do cronômetro.

5. A distância entre os sensores representa o deslocamento do carrinho ∆∆∆∆X.

X0=0,000m X=0,100mm ∆X=X0-X= 0,100m

6. Ligar o eletroímã à fonte de tensão variável deixando em série a chave liga-desliga.

7. Fixar a esfera no eletroímã

8. Desligar o eletroímã liberando a esfera anotar o tempo indicado pelo cronômetro.

Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com