TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guindastes

Trabalho Escolar: Guindastes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS ETAPA 1

Fatores importantes para que possa existir o bom funcionamento de um guindaste e condições de equilíbrio levando em conta em consideração

1. sistemas mobilidade vertical

2. sistemas de mobilidade horizontal

3. material confeccionado

4. cabos utilizados

5. sistemas mecânicos entre outros

Nesse tema vamos falar um pouco sobre o que é utilizado para a segurança, construção e qualidade de uma grua. Iremos abordar logo abaixo os tópicos informado acima.

Sistemas mobilidade vertical

Para a simulação de carga na vertical, também há a necessidade da mesma

separação. Para a simulação das lanças na posição vertical, torna-se necessário

saber qual será a carga máxima aplicada sobre a mesma. Para isso é mostrada na

figura 17, a posição de máxima inclinação, onde novamente os furos são numerados

de 1 a 6 e os cilindros hidráulicos são designados pelas letras A e B.

Porém, há que se considerar que a carga máxima a ser içada pelo

equipamento refere-se, respeitando o momento de carga útil, à içada na menor

distância possível, ou seja, a da posição recolhida. Distâncias inferiores a essa

correspondem ao veículo. Portanto, a carga máxima que será içada é calculada com

a distância da posição recolhida.

Sistemas de mobilidade horizontal

Um guindaste de contrapeso contém um eixo horizontal (a alavanca) Na física, a alavanca é um objeto rígido que é usado com um ponto apropriado do fulcro para multiplicar a força mecânica que pode ser aplicada a um outro objeto. O princípio da alavanca permite que uma carga pesada unida à extremidade mais curta do eixo possa ser içada por uma força menor aplicada no sentido oposto (extremidade mais longa do eixo). A relação do peso da carga à força aplicada é igual à relação dos comprimentos do braço mais longo e do braço mais curto, e é chamada a vantagem mecânica.Principio da alavanca

Material confeccionado

Todos os guindastes são construídos em aço especial, soldados eletricamente, apresentando um alto limite de escoamento, dando, assim, melhor resistência mecânica, eficiência, desempenho e segurança no trabalho.

Cabos Utilizados

Uma das utilização mais constantes dos cabos de aço são em guindastes, também conhecido como grua, para a elevação de cargas. Estes podem ser usados na construção civil e em portos ou aeroportos, por exemplo, para o carregamento de cargas.

Os guindastes são utilizados em industrias ou locais onde é necessário uma grande mobilidade de transporte de cargas pesada. Pode ser no transporte de containeres e transporte de motores, dois tipos que exigem uma grande movimentação e força.

Os primeiros guindastes feitos de madeira surgiram na Idade Antiga e foram inventados pelos gregos, e eram movimentados por homem e animais, sem a ajuda de cabos de aço. Com o tempo os guindastes foram sendo aperfeiçoados nos portos, para o carregamento, descarregamento e construção das embarcações.

Com a revolução industrial os guindastes ganharam um novo modelo feito com aço, ferro fundido e cabos de aço.

Hoje os guindastes tem como estrutura básica com uma torre equipada com cabos de aço e roldanas. As roldanas são utilizadas na elevação de cargas. De forma geral os guindastes são operados por um controlador.

A construção civil, setor em alta no mercado, faz a utilização dos guindastes com fortes cabos de aço durante a construção de prédios residenciais, empresariais e comerciais. Quando mais andares, maior a necessidade de se transportar materiais em andares elevados.

Em todos os setores a segurança precisa ser constante e quando falamos em guindastes os cabos de aço são as peças primordiais para que nenhum incidente ocorra. Contamos com a operação de uma pessoa neste guindaste e temos outras ao redor, apesar dos cuidados básicos, os tipos dos cabos de aço utilizados devem atender as normas de segurança.

Devido ao peso das cargas e tipo de elevação, a estrutura e qualidade dos cabos de aço pode definir o sucesso de um transporte ou na construção.

Sistemas mecânicos entre outros

Válvula direcional múltipla com circuito paralelo de duplo acionamento, permitindo ser operado simultaneamente em ambos os lados do veículo, fazendo, assim, dois ou mais movimentos ao mesmo tempo. Para maior segurança do sistema, os guindastes possuem em seu comando válvulas de alívio.São utilizadas bombas hidráulicas de engrenagem, compatíveis com cada modelo de equipamento, acopladas à caixa de câmbio do caminhão através de uma tomada de força.

A Bomba Hidráulica poderá ser fixada diretamente na tomada de força ou, através de eixo cardam.

Os cilindros são de dupla ação, fabricados com tubos de aço, sem costura, espelhados, e brunidos, com hastes em aço SAE 1045, retificados e cromados, garantindo uma maior precisão aos movimentos e vida útil mais longa.

Fotos, desenhos e esquemas que mostram a construção de um guindaste

1- foto da montagem da Grua.

2-foto ilustrativa 3 foto de como funciona a grua 4 - Esquema 1 da grua 5 - Esquema 2 da grua

ATPS ETAPA 2

Qual a carga máxima ao utilizar na extensão máxima, ou seja, no ponto onde há maior torque

Em nossos teste para não danificar nosso protótipo foi aplicado uma carga máxima de aproximadamente 1Kg, porem em nossos testes a mesma tende a pender para frente. Foi então necessário fazer alguns ajustes na parte traseira onde irá ficar o contra peso

Verificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com