TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hemoglobina

Artigos Científicos: Hemoglobina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  965 Visualizações

A hemoglobina é uma proteína transportadora que se liga ao oxigênio à medida que o sangue atravessa os pulmões, transporta-o até os tecidos periféricos e, ai, libera-o para que possa participar da oxidação dos nutrientes, com concomitante liberação de energia. Tem a estrutura quaternária, que contém 4 cadeias polipeptídicas (cadeias de globina) e um grumo heme ligado a cada uma das cadeias de globina.

A hemoglobina é um tetrâmero composto de dois tipos de cadeias de globina. Existem duas cadeias de cada tipo, sendo que um deles contém 141 aminoácidos e o outro contém 146 aminoácidos. Cada cadeia proteica está ligada a um grupo heme; estes possuem um íon de ferro no seu centro, que forma seis ligações coordenadas: quatro com átomos de azoto do grupo planar de porfirina, uma a um átomo de azoto da proteína e outras a uma molécula de O2. É uma proteína alostérica, pois a ligação e a libertação do oxigênio são reguladas por mudanças na estrutura provocadas pela própria ligação do oxigênio ao grupo heme.

A hemoglobina é capaz de transportar oxigênio numa quantidade superior a vinte vezes seu volume e constititue aproximadamente 35% do peso da hemácia.

O tempo médio de vida dos glóbulos vermelhos é de aproximadamente 120 dias, após este período, eles se degeneram no baço ou no sistema circulatório , contudo, o ferro se reintegra nos novos eritrócitos (glóbulos vermelhos) que se formam na medula óssea.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com