TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Herbicidas Da Soja

Artigo: Herbicidas Da Soja. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  2.953 Palavras (12 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 12

Glyphosate (Nomes comerciais: Agrisato, Glifosato Agripec, Glifosato Fersol, Glifosato Nortox, Gliz ou Round Up)

É um herbicida que possui um mecanismo de ação que inibi a enzima EPSPS na rota de síntese dos aminoácidos aromáticos fenilalanina, tirosina e triptofano, precursores de produtos como lignina, flavonóides e ácidos benzóicos. São recomendados para controle de plantas daninhas em áreas não-cultivadas e como dessecante no sistema plantio direto, para diversas culturas. São considerados herbicidas totais (não-seletivos), com translocação simplástica. A dose recomendada do glyphosate está entre 0,18 e 2,16 kg i.a. ha-1

Lactofen (Nome Comercial: Cobra)

É um Herbicida que inibe a ação da enzima Protox. Pertence ao grupo químico difeniléteres. Recomendado para para controlar plantas daninhas folhas largas na cultura de soja em pós-emergência. O lactofen provoca fortes sintomas de toxicidade à cultura de soja, como clorose e necrose foliar e redução de crescimento, mas a cultura se recupera, sem prejuízo ao rendimento. É recomendado nas doses de 150 a 180 g i.a. ha-1, controlando grande número de espécies de folhas largas anuais, incluindo algumas espécies problemas, como leiteiro, guanxuma, trapoeraba e corda-de-viola, além de outras.

Butroxydim (Nome comercial: Falcon 250 WG)

É um herbicida sistêmico, que pertecence ao grupo químico ciclohexanadiona que se transloca nas plantas invasoras gramíneas, atinge os pontos de crescimento e causa a morte das mesmas. Seu mecanismo de ação é a inibição da enzima ACCase, impedindo a síntese de lipídeos. É recomendado para controle de espécies gramíneas em pós-emergência na cultura de soja. Deve ser aplicado em gramíneas nos estádios de um a seis perfilhos, nas doses de 25 a 94 g i.a. ha-1, dependendo da espécie e do estádio de desenvolvimento. Controla com eficiência capim-marmelada, capim-colchão, capim-carrapicho e aveia, entre outras. Os sintomas de plantas sob o efeito desse produto são paralisação do crescimento e amarelecimento dos meristemas e das folhas jovens. As plantas sensíveis morrem em uma a três semanas.

Bentazon (Nomes comerciais: Banir ou Basagran)

É um herbicida que depois de absorvido, interfere na fotossíntese, nas áreas das folhas tratadas, sendo o efeito localizado, não sistêmico que pertence ao grupo químico tiadiazina, utiliza-se para controlar folhas largas. É recomendado em pós-emergência inicial, no máximo seis folhas, das plantas daninhas, estando essas com adequado vigor vegetativo, evitando-se períodos de estiagem e umidade relativa do ar inferior a 60%. A adição de óleo mineral à calda melhora o desempenho desse herbicida em aplicações terrestres e aéreas, mas pode aumentar a toxicidade para a cultura de soja.. Como sintomas, inicialmente evidencia-se clorose foliar, 3-5 dias após a aplicação, que progride para necrose. Em plantas tolerantes pode ocorrer bronzeamento das folhas. É recomendado nas doses de 0,72 a 1,2 kg i.a. ha-1, podendo ser associado com acifluorfen, fomesafen ou lactofen para controlar principalmente leiteiro.

Alachlor (Nomes comerciais: Alaclor Nortox ou Laço CE)

É um herbicida que envolve inibição da síntese de lipídeos e proteínas, que pertence ao grupo químico amida. É recomendado para controle de diversas espécies gramíneas e comelináceas em pré-emergência na cultura de soja. As doses recomendadas desse herbicida vão de 2,40 a 3,36 kg i.a. ha-1. Controla com eficiência de espécies gramíneas e algumas folhas largas como guanxuma, poaia, trapoeraba, caruru e carrapicho-rasteiro. No preparo convencional do solo, deve ser aplicado logo após a semeadura e no máximo três dias após a última gradagem, com o solo livre de torrões e com adequado nível de umidade. Quando aplicado em solo seco, a eficácia do produto é reduzida, se não chover no prazo de até três dias. Nesse caso, recomenda-se a incorporação superficial do produto. Como sintomas, observa-se que muitas plantas sensíveis não emergem e que aquelas que conseguem emergir apresentam o coleóptilo enrolado e malformado.

Chlorimuron-ethyl (Nomes comerciais: Classic, Conquest, Chlorimuron máster)

É um herbicida que age inibindo a enzima ALS, bloqueando a síntese dos aminoácidos valina, leucina e isoleucina, pertence ao grupo químico sulfoniluréia. É recomendado para uso em pós-emergência para controle de espécies de folhas largas em estádios iniciais de desenvolvimento. As plantas daninhas, no momento da aplicação, devem estar com adequado vigor vegetativo, evitando-se períodos de estiagem e umidade relativa do ar inferior a 60%. Os sintomas, que se tornam evidentes uma a duas semanas após a aplicação, incluem paralisação do crescimento, amarelecimento dos meristemas e redução do sistema radicular, com as raízes secundárias apresentando-se uniformemente curtas e engrossadas. É recomendado nas doses de 15 a 20 g i.a. ha-1. Controla essencialmente plantas daninhas anuais dicotiledôneas, sendo mais efetivo quando essas se encontram na fase inicial de crescimento (até 6 folhas). Muito eficiente contra plantas de folhas largas de difícil controle, como a caruru, a cheirosa, a nabo e a buva.

Clomazone (Nome comercial: Gamit)

É um herbicida que age inibindo a da enzima IPP, pertence ao grupo químico isoxazolidinona, é recomendado à cultura de soja para controlar em pré-emergência gramíneas anuais e perenes e algumas folhas largas como beldroega, guanxuma e trapoeraba. O herbicida clomazone parece ter um único local de ação e causa acúmulo de gossypol e hemygossypo. O sintoma evidenciado por plantas tratadas com herbicidas inibidores de pigmentos é a produção de tecidos novos totalmente brancos (albinos), algumas vezes rosados ou violáceos. A dose recomendada varia com o tipo de solo e vai de 0,8 a 1,25 kg i.a. ha-1.

Clethodim (Nome comercial: Select 240 CE)

É um herbicida graminicida, sistêmico, que pertence ao grupo químico ciclohexanodiona e age inibindo a enzima ACCase, bloqueando a síntese de lipídeos. Os sintomas de plantas sob o efeito desse produto são a paralisação do crescimento e o amarelecimento dos meristemas e das folhas jovens. As plantas sensíveis morrem em uma a três semanas. Érecomendado para uso em pós-emergência, nas doses de 84 a 108 g i.a. ha-1, devendo ser aplicado no início do desenvolvimento de plantas daninhas.

Acetochlor (Nome comercial: Fist)

É um herbicida que envolve inibição da síntese de lipídeos e proteínas, que pertence ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com