TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Cafe

Monografias: Historia Do Cafe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 4

Processo produtivo

FLUXOGRAMA

DESCRIÇÃO DO PROCESSO

O processo de fabricação do pó de café é relativamente simples consistindo basicamente nas seguintes etapas: Composição do “Blend” do Café, Torrefação, Moagem, Embalagem e Armazenagem. Ainda que esse processo de fabricação de pó de café pareça ser a primeira vista um processo simples, esse requer como qualquer outro processo uma prática intensa e largos conhecimentos técnicos. Dessa forma aos iniciantes aconselha-se primeiro a busca de um auxiliar químico para orientar o processo, ao mesmo tempo em que se deve ir testando em laboratório, ou em pequenas escalas o processo de fabricação, e principalmente as várias composições de mistura possíveis de acordo com o paladar do público consumidor desse produto.

COMPOSIÇÃO DO “BLEND” DO CAFÉ

Essa etapa é considerada a mais importante porque requer um grande conhecimento do processo de formação do “Blend” ideal por parte do empreendedor, ou de seu técnico. O “Blend” ideal é definido como sendo aquele que utiliza a mistura correta das variedades de grãos de café conilon e arábica, de tal forma a se obter como resultado um pó de café que tenha um padrão de cor e de sabor que seja bem aceito pelos mercados que se queira atingir. Junto a este aspecto, deve-se também levar em consideração que devido aos preços diferentes dos cafés conilon e arábica esta mistura para a formação do “Blend” será também responsável, em grande parte, pela formação dos custos do produto final.

TORREFAÇÃO

É o processo em que o café já misturado para a formação do “Blend” desejado é aquecido até o ponto de torra. Neste caso deve-se buscar um equipamento para processar a torra do café que seja mais ou menos compatível com a escala de mercado que se queira produzir. Como nem sempre isso é possível, recomenda-se a compra de um silo para a guarda do café torrado na própria empresa.

MOAGEM

É o processo em que os grãos torrados são triturados até se transformarem em pó fino. Devido ao fato de que é bem mais fácil de estocar grãos torrados que o café moído, essa etapa só deve ser realizada com a perspectiva concreta de perda do produto no mercado evitando-se assim o seu armazenamento após a moagem. Alguns equipamentos são integrados realizando automaticamente as tarefas de moagem e empacotamento.

EMBALAGEM

O produto pó de café é então empacotado por processo a vácuo ou não, em embalagens de polietileno, ou polipropileno bi-orientado, em unidades de 250 e 500 gramas. Após seu enchimento no peso determinado esses sacos são fechados por uma máquina seladora. Para facilidade de estocagem assim como de distribuição essas pequenas unidades são então acondicionadas em caixas de papelão contendo em média 10 quilos.

ARMAZENAGEM

Estas caixas de papelão são então guardadas na área de armazenagem da fábrica onde ficam aguardando a hora de embarque para o estabelecimento do cliente comprador.

PLANTA BAIXA

Pontos Fortes e Fracos

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com