TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Do Computador

Exames: História Do Computador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2012  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  1.832 Visualizações

Página 1 de 6

A história do computador

TIC Curso EFA B3 Serviço De Andares 3

A história do computador

O primeiro computador do mundo foi o ENIAC (Electronic numerical integrator and computer)

Um invento do professor John Mauchly e do professor J. Presper Eckert.

Sugeriram em 1943 ao exército norte-americano, em plena II Guerra Mundial, a construção deste primeiro computador, tendo como objectivo o auxílio nos cálculos de precisa necessários para a balística. Foi anunciada a sua conclusão em 14 de Fevereiro de 1946 e foi revelado em 26 de Junho de 1947 após a guerra.

O ENIAC era uma grande máquina para executar cálculos e estabelecia a sua estrutura nos avanços científicos.

O ENIAC foi construído com 17 468 tubos de vácuo ou seja tubos ocos, 70 000 resistênciais, 10 000 condensadores, 1500 reles 6 000 interruptores.

O ENIAC pesava 30 toneladas, consumia 200 000 watts de potência e ocupava várias salas; quando estava em acção lançava muito calor que exigia de um sistema de ar forçado para arrefecimento, era tão grande que tinha de ficar em forma de U com três painéis sobre rodas para que os operadores se pudessem mover á volta dele.

Com o ENIAC os cálculos de balística passaram a realizar-se em 30 segundos, quando com as calculadoras manuais que até ai se usavam demoravam 12 horas até se receber o resultado.

A história do computador

4 Curso EFA B3Serviço De Andares Tic

O ENIAC era programado através de milhares de interruptores podendo cada um deles assumir o valor 1 ou 0 consoante o interruptor estava ligado ou desligado, para o programar era necessário muitas pessoas que percorriam as longas filas de interruptores.

O primeiro erro informático deu-se devido a um insecto que atraído pelo calor, foi parar a uma das lâmpadas criando um curto-circuito.

O ENIAC serviu de inspiração para muitos outros computadores que se seguiram o EDVAC; (Electronic discrete variable computer); O ORDVAC (ordrace variable automatic computer); SEAC (standards automatic computer) e o UNIVAC. Este último também construído por Eckert e Mauchly para o processamento dos dados dos censos da população Americana.

O transístor

Em 1948, o transístor é criado pela firma Bell Labs, graças aos engenheiros John Bardeen, Walter Brattain e William Shockleya. Este permite, nos anos 50, tornar os computadores menos incómodos, menos ávidos em energia eléctrica e menos dispendiosos.

Em 1955 o computador já só pesava 3 toneladas e consumia 50kwatts. Uma máquina destas podia executar 50 multiplicações por segundo.

Com o rápido desenvolvimento dos transitores.

Entre 1952 e 1960, os tubos de vácuo tornaram-se antiquados e foi esta melhoria tecnológica que permitiu a criação de máquinas rápidas mais pequenas e mais baratas com o tempo os transístores passaram a ser base da electrónica, seguindo-se a VLSI (very large scale intergration), estes eram mais leves e gastavam menos energia, por terem menos superfície para dissipação de energia por calor.

A história do computador

TIC Curso EFA B3 Serviço De Andares 5

O circuito integrado

O circuito introduzido, aperfeiçoado em 1958 pela Texas instrumentos, permite reduzir ainda mais a extensão e o custo dos computadores, integrado num mesmo circuito electrónico vários transístores sem utilizar fios eléctricos.

Os primeiros computadores à base de transístores

Em 1960, o IBM 7000 foi o primeiro computador à base de transístor.

Em 1964, o IMB 360 surge, juntamente com a chegada de DEC PDP-8.

Os micro computadores

Em 1971 aparece o primeiro micro computador, o knback 1, com uma memória de 256 bytes.

Os microprocessadores

Em 1971 aparece o primeiro microprocessador, ITEL 4004.

Em 1972 aparece o processador 8008 da Intel.

Em 1973 o processador 8080 equipa os primeiros microcomputadores, o MICRAL e o ALTAIR 8800

Em 1976, Steve wozniak e Steve Jobs, criam a APPLE 1 numa garagem, este computador possui um teclado, um microprocessador 1 MHz, 4 ko RAM e 1 ko de memoria vídeo.

Em 1981 a IBM comercializa o primeiro PC (personal computer) composto de um processador 8088 cadenciado a 4.77 MHZ

Por volta da década 70 os computadores começaram a ter preços cada vez mais acessíveis.

A história do computador

6 Curso EFA B3Serviço De Andares Tic

A arquitectura do PC era aberta ou seja qualquer

Fabricante poderia criar peças adaptáveis aquela máquina dando-lhe uma funcionalidade mais especializada.

Hoje em dia os computadores processam dados e resolvem problemas milhoes de vezes mais depressa do que os sistemas electronicos dos anos 40, e 50 com uma pequena fracçao de custo.

A evolução

Primeira geração

Os computadores têm várias gerações. A primeira geração foi em 1942 e vai até 1959.

Os computadores da 1ºgeração partiam-se muito depois de algumas horas de uso.

Tinham estradas e saídas primitivas, calculavam com uma velocidade só de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquinas.

Mas foi em 1951 que surgiram os primeiros computadores foram produzidos em escala comercial a sua primeira geração foi como UNIVAC I destacando o GDVAC, o Whirlwind e o IBM 650 como computadores típicos dessa geração. Não é difícil de imaginar a Confiabilidade, a quantidade de energia consumida e o calor produzido por 20.000 válvulas de um computador da 1º geração.

A história do computador

TIC Curso EFA B3 Serviço De Andares 7

Segunda geração

Na segunda geração houve alterações a válvula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com