TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTOS QUE PODEM SER CAUSADOS PELOS RELATÓRIOS ESTRANGEIROS E MEDIDAS PARA MINIMIZAR ESTE PROBLEMA

Relatório de pesquisa: IMPACTOS QUE PODEM SER CAUSADOS PELOS RELATÓRIOS ESTRANGEIROS E MEDIDAS PARA MINIMIZAR ESTE PROBLEMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 6

IMPACTOS CAUSADOS PELA OCUPAÇÃO NOS MORROS E MEDIDAS PARA MINIMIZAR ESTE PROBLEMA

Rosário do Ivaí

2012

ADRIELI STEFANI ROSSI DE ALMEIDA

IMPACTOS CAUSADOS PELA OCUPAÇÃO NOS MORROS E MEDIDAS PARA MINIMIZAR ESTE PROBLEMA

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tencologia em Gestão Ambiental UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Avaliação do Impacto Ambiental e Licenciamento;Saúde e Meio Ambiente;Auditoria e Certificação ambiental e Geologia e Geomorfologia Ambiental.

Profs:Jamile ;willian;Rodrigo e Rosimeire.

Rosário do Ivaí

2012

Introdução

Hoje em dia os países estão crescendo de forma acelerada,e isso é um grande problema pois pelo seu ritmo acelerado o nosso meio ambiente se desequilibra.No Brasil,atualmente o índice é de 2,3 filhos por mulher no que diz que está próximo de proporcionar o equilibrio populacional,pois estes números levam nosso país a uma taxa de crescimento vegetativo anual de 1,3 que se está considerando baixa.

E como diz o Pastor Protestante Thomas Robert Malthus na teoria demográfica conhecida como Malthusiano elaborada no final do século XVIII ,ele defende que o grande crescimento populacional seria a causa da pobreza por que passa grande parte da população mundial.

Portanto são várias as razões que fazem a população saírem do lugar que moram para se abrigar nas cidades, um deles é que passam a ter acesso aos serviços publicos de saúde e educação ,além da má administração,o transporte coletivo caro e deficiente,o trânsito infernal (que é comum em São Paulo ,os paulistanos levar cinco horas para chegar em casa/trabalho/casa);a poluição,o lixo ,as enchentes, a falta de áreas verdes,os impostos e a violência.

E tudo isso porque a cidade esta crescendo de forma desorganizada,sem qualquer estrutura e planejamento invadindo territórios inadequados e criando áreas de riscos,pois o acesso aos bens de serviços,á infraestrutura,á qualidade de vida e ao exercício de cidadania estão vindo junto com os impactos negativos.

Assim veremos neste trabalho os impactos causados por estas atividades,por este crescimento,quais os trantornos ocorridos,causados e os efeitos que causa em nossa população e no meio ambiente em que vivemos assim se continuarmos do geito que tamos ele nao vai consegui se restaura ,pois ele precisa de cuidados e principalmente de respeito,para que as próximas gerações que estão por vir futuras possa ver tudo que temos de tão lindo e belo para apreciar e cuidar.

Pois nossa ganância está levando o nosso planeta como um todo a exaustão,estamos gradativamente cavando nossa própria sepultura,pois muitos não entendem que o meio ambiente não é apenas um sinônimo de natureza e sim nossa sobrevivência a nossa vida e que é muito importante para todos nós.

Desenvolvimento

Devido o crescimento da população nosso país vem sofrendo vários impactos, como por exemplo, a ocupação em morros e encostas que vemos toda hora falando em jornais, revistas, TV de mortes ocorridas por conta de grandes chuvas que estão atingindo as regiões e que é provocada em razão dos deslizamentos de terras ou desabamentos ocorridos em áreas de risco e isso é por causa da conseqüente ocupação e que geralmente é promovida pela população mais carente em áreas irregulares.

E como disse deslizamento são provocados pelo escorregamento de materiais sólidos, como rochas, vegetação ou materiais de construção, ao longo de terrenos inclinados e as chamadas encostas e um dos fatores que mais agravam as enchentes é devido ao aumento das regiões com o solo impermeável que aumentam muito a quantidade de água que escoa pela superfície e cai no sistema de drenagem urbana.

Pois a ocupação em morros e encostas gera várias atividades impactantes como, por exemplo:

• Assoreamento de canis de drenagem

• Enchentes

• Diminuição do nível de água do lençol freático

• Aumento de poeiras

• Diminuição da infiltração da água pluvial

• Pior distribuição de raízes das plantas

• Piora da estrutura do solo

• Exposição do solo

• Diminuição das espécies vegetais

• Impossibilidade de efetuar a interligação de fragmentos florestais

• Maiores custos para o tratamento de água

• Perda do ambiente natural para o lazer

Devido a todos estes problemas isso vem causando muitos transtornos as populações como os acidentes com os terrenos onde eles ficam desabrigados sem ter onde morar e como destaque a insuficiência e ma distribuição das infra-estruturas e da dependência dos moradores quanto ao emprego, saúde, educação, comércio e serviços, onde muitas das populações rurais com a introdução de técnicas agrícolas poupadoras de mão-de-obra no campo se transferem para as cidades, provocando a degradação da qualidade de vida, nas mesmas que dentre em pouco se tornam inabitáveis.

Apesar de todas estas precipitações e danos eles podem ser evitados, adotando um tratamento preventivo, ou passivo, antes que comecem a acontecer e como uma das soluções é a providencia da drenagem superficial e profunda e como diz Bogossian ele afirma ser necessária a desobstrução da saída das águas, principalmente nas zonas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com