TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iasb

Trabalho Escolar: Iasb. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

A Importância da Psicologia para as organizações

Nos dias de hoje, apesar do aumento de publicações sobre a relação entre stress e trabalho, constata-se que, em sua grande maioria, estas referem-se, principalmente, às grandes organizações, com suas peculiaridades, desconsiderando, de certa forma, os fatores que possam gerar o stress em micro e pequenas empresas.

Os tempos mudaram e as empresas reconhecem hoje em dia que a gestão de pessoas é o principal desafio para o sucesso das organizações. E para gerir pessoas, é preciso ter em suas equipes, pessoas preparadas para lidar com os aspectos emocionais dos SERES HUMANOS. O psicólogo organizacional e do trabalho aplica princípios e métodos oriundos da psicologia a questões relacionadas ao trabalho humano, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral do trabalhador, a sua satisfação em relação ao trabalho que realiza e, por conseguinte, desenvolver também a organização (através das pessoas).

Entende-se então que a psicologia está ligada a empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho. É preciso perceber que, para trabalhar a relação do homem com seu próprio trabalho, com as pessoas, com as empresas, ele precisará adequar suas ferramentas. A psicologia organizacional ou psicologia industrial, como era conhecida inicialmente, tem sido muito utilizada pelas organizações. E um campo de atuação do psicólogo no contexto das organizações e o foco principal do psicólogo organizacional é a gestão de recursos humanos. “Convém destacar que as principais áreas de trabalho do psicólogo organizacional são: recrutamento e seleção de pessoas; treinamento e desenvolvimento de colaboradores e diagnóstico organizacional”, completa. O psicólogo organizacional não pode trabalhar de forma individual e descontextualizada, é necessário vivenciar as experiências deste contexto a fim de propor alternativas para suprir as necessidades da empresa e conseqüentemente dos seus colaboradores, auxiliando no desenvolvimento da economia local e até mesmo global. De acordo com Simone, as principais atividades do psicólogo organizacional estão sempre voltadas para o bem estar das pessoas nas organizações para que elas possam desenvolver suas atividades com eficiência, dedicação, ética e principalmente alegria. “Atualmente, em muitas empresas, o psicólogo é responsável por planejar e aplicar os processos de recrutamento e seleção de novos colaboradores; elaborar, em parceria com os gestores, o perfil profissional adequado a cada cargo; realizar processos de avaliação psicológica para fins de retenção de talentos e/ou como parte do processo seletivo de novos colaboradores; desenvolver programas de treinamento de funcionários com foco comportamental; elaborar projetos voltados ao estudo do clima organizacional, avaliação do desempenho, política de cargos e salários. É importante salientar que algumas destas atividades são exclusivas do psicólogo, como por exemplo, a aplicação, correção e a interpretação do perfil mediante uso de instrumentos como os testes psicológicos. Também pode atuar junto ao setor de medicina do trabalho em projetos que visem à saúde emocional do trabalhador”, ressalta a psicóloga. As empresas precisam compreender que a ajuda de um profissional da área de psicologia organizacional pode fazer toda a diferença em relação aos colaboradores (funcionários) de uma organização. Segundo Simone, as empresas são formadas de recursos econômicos, bens materiais e recursos humanos, sendo o capital humano o “coração” de todas as organizações. “Dessa forma, acredito que há uma diferença significativa para o progresso da uma empresa quando há investimento no bem estar dos seus colaboradores, tendo como prioridade a gestão de pessoas. É importante que esta gestão seja feita por uma equipe multidisciplinar, da qual o psicólogo, sem dúvida, é parte fundamental”, finaliza a psicóloga.

Stress Organizacional

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com