TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Contabilidade de Seguros: as experiências no Brasil e no Mercosul em comparação com as normas propostas pelo IASB

Por:   •  28/4/2016  •  Resenha  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE SERGIPANA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA:ÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

PROFª: MA. MÁRCIA ALVES DE CARVALHO MACHADO

RESENHA

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

COSTA, Jorge Andrade.  Contabilidade de Seguros: as experiências no Brasil e no Mercosul em comparação com as normas propostas pelo IASB. Rio de Janeiro: 2005. Cadernos de Seguros: Teses, v. 10,n. 27 (Mestrado em Ciências Contábeis e Financeiras)  –  Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Economia e Administração Rio de Janeiro.

CREDENCIAL DO(S) RESENHISTA(S): 

Andréa Santana Gomes. Graduanda no 7º período, Curso: Ciências Contábeis. Faculdade Sergipana – FASER. Orientadora Prof.ª. MA. Márcia Alves De Carvalho Machado.

Marcela Delgado Cunha Barros. Graduanda no 7º período, Curso: Ciências Contábeis. Faculdade Sergipana – FASER. Orientadora Prof.ª. MA. Márcia Alves De Carvalho Machado.

Maria Aislane dos Anjos Valentim. Graduanda no 8º período, Curso: Ciências Contábeis. Faculdade Sergipana – FASER. Orientadora Prof.ª. MA. Márcia Alves De Carvalho Machado.

CREDENCIAL DO AUTOR:

        

ISSN 1414-4409- Jorge Andrade Costa. Funenseg. Fundação Escola Nacional de Seguros-Rio de Janeiro 2005.

RESENHA: 

O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi oficializado mediante o Tratado de Assunto, subscrito em 26 de março de 1991 pelos representantes dos governos do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. O Mercosul tem por objetivos a livre circulação de bens e serviços; a adoção de uma política comercial comum em relação aos paises parceiros associados; a coordenação de polítcas macroeconômicas e setoriais que assegurem.

Para que esses objetivos sejam alcançados, é essencial que haja um comprometimento mútuo de harmonização das legislações, com o propósito de fortalecer o processo de integração. Para viabilizar a condução dos trabalhos de integração, foram criados o Conselho do Mercado Comum (CMC). Com objetivo de levantar, estudar e desenvolver as normas e os precedimentos contábeis das operações de seguros no Brasil e nos demais estados parte do Mercosul, efetuando-se uma comparação entre elas para descrever diferenças e similaridades, comparando-a com as normas e procedimentos contábeis das operações de seguros dos estados com a finalidade de harmonizar critérios contábeis de acordo com recomendações e práticas internacionais, a perquisa verifica se as normas propostas pelo Mercosul estão atendendo às normas definidas no projeto do IASB (International Accouting Standards Board). Por esse motivo, os países são influenciados na área politica e social, contábil e financeira pela globalização da economia, ou seja, são direcionados a diversos procedimentos contábeis com o intuito de trocar informações para os auxiliar nas tomadas de decisões e julgamentos com segurança.

O Seguro no mundo surgiu Antes de Cristo, sendo utilizada por várias civilizações com o intuito de minimizar prejuízos que pudessem ocorrer. Com o passar dos séculos, houve uma evolução do Seguros em todo o mundo, sendo criados Conselhos, Departamentos, Superintendências para cuidarem de um fator comum: Seguros.

Seguro é todo contrato pelo qual o segurador se obriga a indenizar o segurado em caso de ocorrência de determinado sinistro, em troca de um prêmio de seguro, ou seja, forma de remunerar sinistros ocorridos sendo distribuídos nos seguintes grupos: Mutualismo, Previdência, Incerteza e Contrato de Seguros. O seguro está dividido em Seguros Sociais no qual é fiscalizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e trata do trabalhador remunerado e Seguros Privados que trata da iniciativa individual e livre estipulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (125.8 Kb)   docx (50.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com