TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideologia Ciencia Politica

Dissertações: Ideologia Ciencia Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  973 Visualizações

Página 1 de 2

Nos dias de hoje, o conceito de ideologia é entendida como uma forma de desqualificar o adversário e um conflito de idéias entre capitalismo versus socialismo, mas é importante entendermos que ideologia vai muito além dessas interpretações comumente vistas na sociedade atual. Ideologia é um conceito importante para explicar os conflitos dos valores, princípios e idéias políticas e econômicas existentes dentro de uma sociedade, e que levam as pessoas, grupos e movimentos sociais a não aceitarem passivamente a ordem pré-estabelecida por uma classe dominante, por exemplo.

É importante saber que ideologia pode ter duas interpretações. No sentido positivo, em que ideologias podem ser entendidas como um conjunto de ideais e projetos políticos que respeitam à ordem pública e são compartilhados por um determinado grupo diante de conflitos entre a sociedade e o Estado, e tem como função orientar os comportamentos políticos de uma sociedade organizada. E na interpretação no sentido negativo, na qual ideologia pode ser caracterizada pela difusão de falsas idéias por agentes da classe dominante que tem por objetivo principal legitimar seu domínio e ‘mascarar’ os reais fundamentos de uma sociedade (SELL, 2006). Essas duas interpretações também podem ser conceituadas como visões sociais de mundo, na qual as visões ideológicas visariam à manutenção da ordem estabelecida, e as visões utópicas quando visassem uma ruptura da ordem social ou política (LOWY, 2008).

2) IDEOLOGIA E MEIOS DE COMUNICAÇÃO

O debate ideológico é muito importante dentro de uma sociedade, logo não devemos temer os conflitos entre as diferentes ideologias existentes na sociedade moderna. Esse debate ideológico é tão importante quanto as campanhas eleitorais, greves ou paralisações, uma vez que a partir do momento em que o cidadão entra em um debate, consciente da própria ideologia e destrói com firmeza os argumentos do ‘adversário’. Logo, esse indivíduo possui um posicionamento consistente, não dando abertura para outro ponto de vista, muitas vezes induzidas pelos grandes meios de comunicação, os quais se tornam um veículo de dominação ideológica, tirando assim o senso crítico dos indivíduos, e levando-os a um estado de comodismo e passividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com