TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Causados Pelo Petroleo

Trabalho Escolar: Impactos Causados Pelo Petroleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  2.207 Palavras (9 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

O presente trabalho tem por objetivo mostrar os principais impactos causados pela extração e produção de petróleo e suas consequências ao meio ambiente. Ao mesmo tempo em que esse recurso mineral trás muitas utilidades a todas as pessoas, também se tem o risco de que ocorra um acidente ambiental e acabe matando diversas espécies marinhas, a fauna e a flora, portanto, cada vez mais existe a preocupação em efetuar a fiscalização as empresas petrolíferas e caso haja um acidente, o mesmo seja investigado para que se possa efetuar uma punição adequada.

Outro ponto a ser levantado, é a questão de que existem demais combustíveis que podem ser os substitutos do petróleo, por serem menos poluentes e não prejudicarem ao meio ambiente como o petróleo, diminuindo assim também o risco de haver algum desastre ambiental.

Petróleo

O petróleo é um tipo de combustível fóssil de origem animal e vegetal formado geologicamente há milhões de anos. É uma substância líquida oleosa de coloração escura encontrada em muitos lugares no mundo, que pode ser extraída no continente, em terra firme e também no assoalho oceânico. A extração do petróleo nos oceanos é feita através de máquinas montadas em plataformas fixas ou móveis, que bombeiam o petróleo para o navio ou oleodutos.

Por se tratar de um produto com alto risco de contaminação, o petróleo provoca graves danos ao meio ambiente quando entra em contato com as águas de oceanos e mares ou com a superfície do solo. Vários acidentes ambientais envolvendo vazamento de petróleo (seja de plataformas ou navios cargueiros) já ocorreram nas últimas décadas. Quando ocorre no oceano, as consequências ambientais são drásticas, pois afeta os ecossistemas litorâneos, provocando grande quantidade de mortes entre peixes e outros animais marítimos. Nem sempre as medidas de limpeza conseguem minimizar o problema. Um dos exemplos mais graves que ocasionou danos ao meio ambiente foi em 2010 na plataforma Deepwater Horizon, da British Petroleum (BP) no Golfo do México, onde um vazamento de gás provocou uma explosão originando um vazamento que liberou aproximadamente 206 milhões de galões de petróleo na água. Especialistas em poluição enfatizam que os acidentes deixam marcas por vinte anos ou mais e que a recuperação é sempre muito longa e difícil, mesmo com ajuda humana. O contato com o petróleo cru causa efeitos gravíssimos principalmente em plantas e animais.

Hoje, o petróleo quase não pode ser mais visto, e a normalidade parece ter retornado ao Golfo do México, os navios pesqueiros voltaram a circular, e os turistas estão novamente frequentando as praias. Mas isso não significa que o óleo desapareceu. As consequências da catástrofe ainda são sentidas. As taxas de nascimento de golfinhos, por exemplo, são atualmente bem menores do que as de antes da catástrofe.

Impactos causados pela extração do petróleo

Um dos talvez menos conhecidos impactos ambientais que a exploração de petróleo pode provocar aconteceu na década de 1970, onde técnicos da Petrobras procuravam reservas de petróleo na bacia do Rio Jandiatuba, região do Alto Amazonas, onde viviam grupos indígenas ainda não contatados. Houve confrontos com os índios que, empunhando arco e flecha, saíram em defesa de sua terra. Os funcionários da Petrobras responderam jogando dinamite, usada para fazer as pesquisas no local.

Exxon Valdez

No dia 24 de março de 1989 a embarcação naufragou no Estreito de Prince William, e causou um derramamento de 40 milhões de litros de petróleo cru, que se espalhou rapidamente por cerca de 28 mil quilômetros quadrados de oceano e mais de 2000 quilômetros da costa do Alasca, e causou uma verdadeira extinção coletiva na fauna local, com a morte de centenas de milhares de aves marinhas, focas e lontras, entre outros animais. As imagens de animaizinhos e praias cobertos por uma gosma preta invadiram o noticiário e alertaram para os riscos ambientais da exploração de petróleo no Ártico. Os esforços para recolhimento e limpeza do óleo duraram três anos e mobilizaram 11.000 pessoas, mas as consequências ambientais e a batalha jurídica duram até hoje.

A ExxonMobil, dona do cargueiro, desembolsou mais de dois bilhões de dólares para limpar os trechos de costa contaminados, 300 milhões em indenizações para pescadores e habitantes locais, além de 900 milhões em processos penais dos governos dos Estados Unidos e do Alasca. No ano passado, uma ação civil de mais 30.000 vítimas do vazamento, que pedia 5 bilhões em indenizações, chegou à Suprema Corte americana, que julgou o valor excessivo e o reduziu a 500 milhões de dólares.

Hoje o Alasca ainda guarda vestígios, para a população a Exxon não manteve sua promessa de reparar completamente os danos causados. Segundo a população, após o julgamento eles receberam apenas alguns centavos e não os dólares que mereciam . A população de Arenque e Salmão não conseguiram se recuperar completamente, e a pesca de certas espécies esta sujeita a normas rígidas. A maioria das espécies se recupera bem, com exceção de apenas 2 espécies são elas os Pombos Guillemots e o Arenque do Pacífico (importante fonte de renda para a economia local). Hoje ainda é possível cavar buracos nas praias e encontrar bolsões de óleo que sobraram de 1989.

Atlantic Empress

Em 19 de julho de 1979, os navios petroleiros Atlantic Empress e Aegean Captain, carregando 276 mil e 200 mil toneladas de petróleo bruto, respectivamente, colidiram a poucos quilômetros da Ilha de Tobago. Com o choque, houve uma explosão seguida de fogo, matando 26 tripulantes. O fogo no Aegean foi controlado, e o navio foi rebocado para a costa, derramando pouco petróleo na água. Já o Atlantic Empress afundou dias depois. Ao todo foram jogados 88 milhões de galões do recurso mineral no Mar do Caribe.

Guerra do Golfo / Kuwait / Golfo Pérsico

Em 1991, as tropas iraquianas abriram as válvulas dos poços de petróleo do Kuwait, que havia sido invadido, para reduzir a oferta desse recurso mineral. O Kuwait tinha produção excessiva e, com isso, forçava a queda dos preços no mercado internacional, o que motivou a invasão das forças de Saddam Hussein. O resultado foi um derramamento de aproximadamente 240 milhões de galões de petróleo bruto no Golfo Pérsico. A mancha de óleo atingiu uma área de mais de 700 quilômetros de costa, além de causar danos irreparáveis à biodiversidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com