TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indice De Liquidez

Trabalho Escolar: Indice De Liquidez. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

Os índices de solvência medem a capacidade de uma empresa de saldar suas obrigações de curto e de curtíssimo prazo; ou seja, indicam a capacidade de pagamento de suas contas repetitivas. Freqüentemente esta classe de índice se encontra associada às exigências de capital de giro (razão entre ativos e passivos circulantes e variações nas demais contas do ativo e passivo que geram mudanças nos níveis de caixa).

A fonte principal de pagamento dessas dívidas de curto prazo é o ativo circulante (AC) – embora as empresas possam se desfazer de ativos imobilizados (AI) ou outros ativos fixos (AF) como meio de fazer frente a dificuldades de caixa. As informações obtidas em sua apuração provêem do Balanço Patrimonial.

Contudo, a origem dos movimentos na liquidez também pode ser capitada por meio do Demonstrativo de Fluxo de Caixa. Uma operação de financiamento ou a venda de um ativo pode ampliar o volume de caixa. Por outro lado, o pagamento de juros ou a aquisição de um ativo pode diminuir o nível de caixa de uma empresa.

Conforme o quadro 1, duas formas de medir a solvência são largamente utilizadas. O índice de liquidez corrente (ILI) é obtido por meio da razão caixa (C) que compreendem recursos imediatamente disponíveis (recursos monetários em espécie, depósitos bancários e aplicações em papeis de curto e curtíssimo prazo) e passivo circulantes (PC). O ILI indica qual a proporção entre ativos imediatamente líquidos e passivos exigíveis no curto prazo.

O índice de liquidez corrente (ILC) é obtido por meio da razão entre ativo (AC) e passivo circulantes (PC). Caso tenha problemas de saldar as dívidas de curto prazo a empresa poderá passar por sérios problemas sendo obrigada a renegociá-las ou obter crédito bancário adicional – em condições nem sempre favoráveis.

Neste caso, o passivo circulante pode crescer ainda mais rápido que o ativo circulante conduzindo a graves problemas de solvência no futuro. Um baixo ILC representa o primeiro sinal de problemas financeiros. Da mesma maneira com que devem ser lidas as demais classes de índices apresentadas a seguir, estes devem ser avaliados sob uma perspectiva histórica e comparado aos níveis verificados em outras empresas do setor.

O índice de liquidez seco (ILS) é calculado por meio da razão entre a diferença entre o ativo circulante total e os estoques (Est) e o passivo circulante. Considera-se que os ativos prontamente disponíveis são rapidamente conversíveis em caixas sem grandes perdas de valor; o que não é o caso dos estoques. Portanto, este indicador mede a capacidade da empresa de saldar suas dívidas de curto e curtíssimo prazo sem abrir mão de seus estoques. O quadro 2 apresenta os referidos índices de liquidez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com