TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indução Eletromagnetica

Monografias: Indução Eletromagnetica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

A indução eletromagnética é o fenômeno que origina a produção de uma força eletromotriz num meio ou corpo exposto a um campo magnético variável, ou bem num meio móvel exposto a um campo magnético estático. É assim que, quando o dito corpo é um condutor, produz-se uma corrente induzida. Este fenômeno foi descoberto por Michael Faraday que o expressou indicando que a magnitude da tensão induzida é proporcional à variação do fluxo magnético(Lei de Faraday).

Encontramos este conceito em componentes eletrônicos tais como os “relés”. São bobinas menores para que possamos acionar coisa maiores sem que estejamos perto suficiente para botar em rico a nossa segurança. Por exemplo, para fechar um contactor de alta tensão seu circuito de comando não precisa estar também em alta tensão. Basta um relé, onde a bobina de seu pequeno transformador seja o valor necessário para a segurança do operador do mesmo. Ao energizá-la a bobina fechara um contato por indução, e fechar o contato do contactor sem a necessidade do operador se expor a um acidente.

1.1 Tipos de erros

“A da falta de habilidade no manuseio do operador, outros fatores podem provocar erros de leitura no relógio comparador, como, por exemplo, a paralaxe”.

1.1.1 Erro de paralaxe

“É um erro que ocorre quando o ângulo de visão do operador não é o correto, isso induz em erro por haver coincidência entre um traço da escala fixa e outra da móvel, que em realidade não existe”.

1.1.2 Erro de medição

“Este erro ocorre quando o operador exerce uma pressão sobre o cursor, provoca inclinação deste em relação à régua sobre a qual se desloca e, deste modo, altera a medida”. (ANTUNES)

2 OBJETIVOS

O objetivo desta prática é mostrar o comportamento de um imã ao ser induzido por um transformador.

2.1 Objetivo geral

Aprender o princípio de indução através do eletromagnetismo, devido ao experimento feito em laboratório com os equipamentos utilizados.

2.2 Objetivos específicos

Atrair o imã através da indução pelo transformador que se encontra energizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com