TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radiações são ondas eletromagnéticas

Monografia: Radiações são ondas eletromagnéticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Monografia  •  2.451 Palavras (10 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. As principais formas de radiação são: emissão de nêutrons, radiação gama (ɤ), radiação alfa (α) e radiação beta (β), sendo que existem radiações ionizantes e não ionizantes. A radiação é utilizada em vários setores, como na indústria, agricultura, medicina. O presente trabalho demonstrará as diversas formas de radiação, suas aplicações e a importância das radiações na área da biomedicina. Verificou-se que quando se utiliza a radioatividade de maneira saudável, adquirem-se inúmeros benefícios para a humanidade, como a cura do câncer. Porém, há casos de uso indevido da radioatividade, comprometendo a vida da população, como no caso bombas atômicas.

Palavras chaves: ondas eletromagnéticas, aplicações, radioatividade.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6

2.1. Radiação 6

2.1.1. Radiação Nuclear 7

2.1.2. Tipos de radiações 7

2.1.3. Energia das radiações 8

2.2. Aplicações das radiações 8

2.2.1. Aplicações das radiações na indústria - radiografias e gamagrafias 8

2.2.2. Esterilização de materiais cirúrgicos 9

2.2.3. Aplicações das radiações na medicina 10

2.2.3.1. Radiação e câncer 10

2.2.3.2. Diagnóstico por imagem 11

2.2.3.2.1. Radiologia convencional e técnicas digitais 12

2.2.3.2.2. Flouroscopia 13

2.2.3.2.3. Radiografia digital 13

2.2.3.2.4. Tomografia Computadorizada 14

CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

1. INTRODUÇÃO

Radiação é o processo de transferência de energia por ondas eletromagnéticas. A radiação está difundida nos mais diversos setores, como: saúde, pesquisa e indústria. As radiações podem ser benéficas ou prejudiciais, dependendo de fatores como a frequência de utilização e o poder relativo de penetração de cada tipo de radiação (SEVERINO, 2013).

As radiações podem ser utilizadas, no tratamento contra o câncer (radioterapia), como agentes esterilizantes no uso de vacinas, seringas e materiais hospitalares. Na indústria os métodos de gamagrafia são utilizados para inspecionar o interior de certos materiais, ou a qualidade das soldas (GARCIA, 1998).

Assim, torna-se necessário o estudo sobre as radiações, pois estas podem ser utilizadas em tratamentos e usos medicinais, mas também pode ser prejudiciais. Deve-se, portanto, compreender os diferentes tipos de radiação, as aplicações e as formas de proteção, conhecida como radioproteção.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1. Radiação

Radiação é o processo de transferência de energia por ondas eletromagnéticas. As ondas eletromagnéticas são constituídas de um campo elétrico e um campo magnético que variam harmonicamente, um perpendicular ao outro e ambos, perpendiculares à direção de propagação. As ondas eletromagnéticas podem se propagar num meio material e também no vácuo (SEVERINO, 2013).

Imagem 1 - Radiação

Fonte: Google imagens, 2013.

A radiação corpuscular é constituída de um feixe de partículas elementares, ou núcleos atômicos, tais como elétrons, prótons e nêutrons, mésons, dêutrons e partículas alfas. A radiação eletromagnética é constituída de campos elétricos e magnéticos oscilantes e se propagam com velocidade constante c no vácuo, que tem como valor 3x108m/s. Ondas de rádio, ondas luminosas, raios infravermelhos, raios ultravioletas, raios-X são alguns exemplos de radiação eletromagnética (GARCIA, 1998).

2.1.1. Radiação Nuclear

A radiação nuclear é algumas vezes chamada de ionizante, porque sua energia é suficiente para ejetar elétrons dos átomos. Os hospitais usam a radiação nuclear para destruir tecidos indesejáveis, como as células cancerosas. Porém, os mesmos efeitos poderosos que facilitam o diagnóstico e a cura de doenças podem também provocar danos em tecidos sadios. O dano depende da intensidade da fonte, do tipo de radiação e do tempo de exposição. Os três tipos principais de radiação nuclear têm capacidades diferentes de penetrar a matéria (ATKINS, 2007).

2.1.2. Tipos de radiações

As principais formas de radiação são: emissão de nêutrons; radiação gama (ɤ), que é uma radiação eletromagnética, da mesma natureza que a luz visível, as micro-ondas ou os raios X, porém mais energética, a radiação gama é muito penetrante e frequentemente acompanha outra radiação; radiação alfa (α), que é formada por núcleos de hélio, que são formados por dois prótons e dois nêutrons, e a radiação alfa não é penetrante, mas causa danos; radiação beta (β), elétrons ou suas antipartículas, os pósitrons, cuja carga elétrica é positiva, e é moderadamente penetrante (BIODIESEL, 2012).

Tabela 1 – Grau de penetração e velocidade quanto ao tipo de radiação

Tipo Grau de penetração Velocidade

alfa (α) Não penetrante, mas causa danos 10% de c*

beta (β) Moderadamente penetrante Menos de 90% de c*

gama (ɤ) Muito penetrante, frequentemente acompanha outra radiação c*

beta positivo(β+) Moderadamente penetrante Menos de 90% de c*

* c é a velocidade da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com