TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inorganica Aplicada

Artigo: Inorganica Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 5

HCL

Acido clorídrico O ácido clorídrico(HCℓ) é uma solução aquosa, fortemente ácida e extremamente corrosiva, devendo ser manuseado apenas com as devidas precauções. Ele é normalmente utilizado como reagente químico, e é um dos ácidos fortes que se ioniza completamente em solução aquosa. Uma solução aquosa de HCℓna concentração de 1 mol/L tem pH = 0. Em sua forma pura, HCℓé um gás, conhecido como cloreto de hidrogênio. Em sua forma de baixa pureza e com concentração não informada, é conhecido como ácido muriático(muriáticosignifica pertencente a salmoura ou a sal), sendo vendido sob essa designação para a remoção de manchas resultantes da umidade em pisos e paredes de pedras, azulejos, tijolos e outros. Uma solução de cloreto de hidrogênio (ácido clorídrico), em sua forma mais pura, com a denominação de "P.A." (Pureza Analítica), é um reagente comum em laboratórios e encontrado em uma solução de 37 a 38% em massa .

Síntese direta A produção em grande escala do ácido clorídrico é quase sempre integrada com outra produção química de escala industrial. No processo industrial de cloro-álcali, uma solução de sal sofre eletrólise, produzindo gás cloro, gás hidrogênio e hidróxido de sódio. Por combustão do hidrogênio em ambiente clorado ocorre a formação do cloreto de hidrogênio, da seguinte forma:

Como a reação é exotérmica, o reator químico neste processo se chama forno de ácido clorídrico. O cloreto de hidrogênio resultante é absorvido em água desmineralizada e forma-se assim ácido clorídrico quimicamente puro.

Síntese orgânica Atualmente, boa parte do ácido clorídrico industrial é produzida juntamente com a formação de compostos orgânicos clorados e fluoretados, como por exemplo Teflon, Freon e outros CFCs, ácido cloroacético e PVC. Geralmente, o ácido clorídrico produzido desta forma é aproveitado na própria planta química que o produziu. A formação do ácido clorídrico ocorre pela substituição de átomos de hidrogênio nos compostos orgânicos por átomos de cloro, da seguinte forma:

O cloreto de hidrogênio resultante pode ser absorvido em água, com a formação de ácido clorídrico técnico.

Página 2 de Anotações Não Arquivadas técnico. O ácido clorídrico é produzido em soluções com até 38% HCℓ(ácido clorídrico concentrado). É possível concentrá-lo até acima de 40%, mas a taxa de evaporação seria tão alta que a armazenagem e o manuseio demandariam atenções especiais, como necessidade de baixas temperaturas. O ácido clorídrico técnico gira em torno de 30-34% HCℓ, de acordo com o meio de transporte e a minimização de perdas por evaporação. As soluções de ácido muriático para uso doméstico têm no máximo 10-12% HCℓe recomenda-se diluí-las antes do uso.

Conclusão

A obtenção do ácido clorídrico se da através da reação entre o ácido sulfúrico e o cloreto de sódio fazendo assim com que o cloro seja liberado com gás e ionizando a água através de seus íons.

Bibliografia

SHRIVER, D. F; Atkins P. W. Química Inorgânica. Porto Alegre: Bookman, 2003. p. 441 -443. Página 4 de Anotações Não Arquivadas

SHRIVER, D. F; Atkins P. W. Química Inorgânica. Porto Alegre: Bookman, 2003. p. 441 -443.

VOGEL, A. L. Química Analítica Qualitativa.5ed. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1981 p.358 - 359.

http://quimica_basica.sites.uol.com.br/enhalo.htm http://www.infoescola.com/quimica/acido-cloridrico

HNO3

O ácido nítrico é um ácido forte, pois seu grau de ionização (α) é de 92%. É uma solução aquosa incolor com 70% em massa de nitrato de hidrogênio. É fumegante em contato com o ar, seus vapores são extremamente tóxicos e é também corrosivo, podendo causar queimaduras e manchas amareladas na pele. Ele entra em ebulição a 83ºC a 1 atm, isto é, ao nível do mar.

Esse ácido também tem ação oxidante, é solúvel em água e com o tempo ele se decompõe pela ação da luz e adquire uma coloração avermelhada.

Depois do ácido sulfúrico, o ácido nítrico é o mais produzido e usado pela indústria. A sua formação pode se dar naturalmente ou industrialmente. Ele pode ser formado em ambientes não poluídos, durante chuvas acompanhadas de relâmpagos; e pode ser liberado por veículos com motor à explosão e que ocasionam um tipo de chuva ácida.

Na indústria, normalmente a sua fabricação se dá a partir do NH3, conforme as reações abaixo:

Já em laboratório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com