TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

• Introdução Ao Alumínio.

Pesquisas Acadêmicas: • Introdução Ao Alumínio.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  1.820 Palavras (8 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 8

_ Aula-tema: matéria, energia, transformações e substâncias.

Passo 1º

• Introdução ao alumínio.

O alumínio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escala industrial. Mesmo utilizado milênios antes de Cristo, o alumínio começou a ser produzido comercialmente há cerca de 150 anos. Sua produção atual supera a soma de todos os outros metais não ferrosos. Esses dados já mostram a importância do alumínio para a nossa sociedade. Antes de ser descoberto como metal isolado, o alumínio acompanhou a evolução das civilizações. Sua cronologia mostra que, mesmo nas civilizações mais antigas, o metal dava um tom de modernidade e sofisticação aos mais diferentes artefatos.

A importância da indústria brasileira do alumínio no cenário mundial é demonstrado através da sua participação no mercado global. Brasil, bem como ter maiores depósitos de bauxita terceiro no mundo, é o quarto maior produtor de alumina e ocupa o quinto lugar na exportação de alumínio primário / ligas. Os números deixam claro: "O Brasil está destinado a produzir alumínio."

No mercado doméstico, a maior parte do alumínio e os seus produtos são aplicados nos segmentos de embalagem e transporte. Em seguida, vêm os segmentos de eletricidade, construção civil, bens de consumo, máquinas e equipamentos e outros. A produção de semi-manufaturados de alumínio no Brasil está concentrada na região sudeste do país. Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro é o lar de empresas produtoras de chapas, folhas, extrudados e cabos. O setor também está presente nos estados do Pará, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também têm unidades de produção.

• Obtenção do alumínio primário.

A obtenção do alumínio é feita a partir da bauxita, um minério que pode ser encontrado nos principais grupos de climas: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical, e efetua-se em três etapas: Mineração, Refinaria e Redução.

Difundir e promover as vantagens da utilização do metal nos principais segmentos consumidores, além de destacar os aspectos de sustentabilidade como a reciclagem, o respeito social e ambiental, e a contribuição econômica da indústria do alumínio.

• Alumínio como se faz.

Para se fazer o alumínio,o matéria deve passar por vario processo ele tem muitas aplicações é leve e forte e muito resistente,a fonte mais disponível de alumínio é a bauxita,e o átomo de bauxita esta ligado as moléculas do oxigênio,tem que ser quebrada por elétrons para produzir o alumínio puro é levada para as usinas a serem moídos,então se faz todo processo,algumas usinas particulares produzem no mínimo 200 mil toneladas de alumínio por ano e outras produzem em cerca de 400 mil toneladas.

Passo 02º

Tem o objetivo de apresentar à sociedade, de maneira transparente, os desafios e ações do setor em relação aos aspectos econômico, social e ambiental da cadeia de produção de alumínio primário. O relatório está alinhado ao programa Alumínio para futuras gerações, pelo Internacional Alumínio Instituto - IAI, instituição que reúne empresas de alumínio do mundo todo.

As principais caracteriscas físico-químicas do alumínio.

Intensivas = dependem apenas do material, não importa a quantidade. Exemplo: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade.

Extensivas = dependem da massa, por exemplo: volume (extensão), impenetrabilidade, etc.

Passo 03ºe 04º

Escrever um texto justificativo

É uma condição aplicada ao metal ou liga, por meio de deformação plástica a frio ou de tratamento térmico, propiciando-lhe estrutura e propriedades mecânicas características. A expressão não tem qualquer ligação com a usada nos produtos de aço (material tratado termicamente para aumentar suas propriedades mecânicas).Intensivas = dependem apenas do material, não importa a quantidade. Extensiva =depende da massa volume ou extensão, o alumínio é alimento metálico abundante na costa terrestre não é encontrado na sua forma pura na natureza, sempre na forma combinada, no inicio tudo se perece com um monte de terra, servindo como aterro, mas em 4 toneladas dessa terra é possível obter aproximadamente 2 toneladas de alumínio( óxido branco de alumínio em forma de pó.(A alumina se transforma em alumínio ao passar pelo processo de redução eletrônica. A Alumina é colocada no estado fundido em um tanque de ferro revestido com carbono, esse tanque funciona como cátodo; Os ânodos são constituídos de bastões de carbono mergulhados na Alumina fundida; As reações de oxirredução promovidas por esse processo originam Alumínio puro no cátodo. Este, posteriormente, vai para o fundo da célula eletrolítica.

Como se sabe, os metais não se encontram de forma pura na natureza, é preciso extrair e posteriormente purificar para obtê-los sem resíduos (impurezas). O primeiro a realizar a façanha de purificar metais através da eletrólise Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida útil e a estabilidade do seu valor, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduzem sobremaneira o seu campo de aplicação, além das implicações ecológicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem, ou mesmo de produção do alumínio primário. Nas regiões tropicais e subtropicais, onde o desgaste das rochas é mais intenso, existe a maior parte dos grandes depósitos de bauxita, sobretudo perto da superfície.

O Brasil é muito rico em Bauxita, possui a terceira reserva.

INDÚSTRIA DE ALUMINIO.

A indústria brasileira do alumínio vem crescendo com a utilização sustentável do grande potencial mineral do Brasil. Enquanto produzem um dos metais mais utilizados na vida moderna, as empresas do setor atuam de forma responsável nos aspectos econômico, social e ambiental, minimizando impactos negativos e multiplicando os benefícios gerados pela atividade.

As empresas do setor demonstram a sua responsabilidade e compromisso com a sustentabilidade, por meio dos investimentos em programas de preservação ambiental, gerando benefícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com