TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Ao Trabalho Cientifico

Projeto de pesquisa: Introdução Ao Trabalho Cientifico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

ALUNA: FLÁVIA FRANCHINI DE LEMOS

POLO: CASCAVEL- PARANÁ

INTRODUÇÃO AO TRABALHO CIENTÍFICO

Questão 1:

Método científico é um conjunto de normas que devem ser seguidas para a produção de conhecimento, ou seja, é o método usado para a pesquisa e compreensão de um determinado conteúdo. Ele parte da observação sistemática de fatos seguido da realização de experiências, das deduções lógicas e da comprovação cientifica dos resultados obtidos. É como se o método científico fosse a lógica da ciência.

Por sua vez a ciência é todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseado em princípios certos. Ela contem em si vários conjuntos de saberes nos quais são elaboradas suas teorias partindo de seus próprios métodos científicos. Assim teorias podem sem criadas, aperfeiçoadas, corrigidas ou ate abandonadas.

A ciência é o ato de refletir e se relacionar com o mundo e tudo o que nos cerca.

Questão 2 a)

Citação direta é a transcrição literal da parte da obra do autor consultado, todos os elementos textuais, como ortografia, pontuação, são respeitados. A citação direta funciona como cópia fiel do autor consultado. Por sua vez a citação indireta é a utilização das ideias de um determinado autor, mas por meio das próprias palavras do pesquisador, não sendo assim reproduzida cópia fiel.

Questão 2 b)

Citação Direta:

Segundo Barros e Lehfeld (2007, p.4) “estudar é o ato metódico, sistemático e objetivo de perscrutar a realidade.”.

Citação Indireta

Estudar é investigar minunciosamente a realidade utilizando um método para se organizar. (BARROS E LEHFELD, 2007)

Questão 3

Para elaboração de um Projeto de Pesquisa temos três elementos importantes: os objetivos, a justificativa e a metodologia.

Objetivos: indicam as metas a serem alcançadas, o que se pretende conhecer, provar ou medir ao longo da pesquisa. Eles podem ser geral e especifico. O objetivo geral- quando está diretamente relacionado ao problema da pesquisa e ao tema. Objetivo especifico-estabelece uma meta para ser alcançada na pesquisa.

Justificativa: mostrar, justificar os motivos para a realização da pesquisa.

Metodologia: etapa onde se define os caminhos a seguir.

Questão 4

Escolha do tema: Tema é o assunto que se deseja estudar e pesquisar. Sua escolha deve levar em conta possibilidades, aptidões e tendências de quem irá elaborar a pesquisa. Espera-se que o grau de conhecimento sobre o assunto possa ser aumentado em função da pesquisa.

Delimitação do problema: A pesquisa deve ter foco sobre um problema relacionado ao tema, ou seja, uma questão associada ao tema com importância real, e que ainda não tenha sido devidamente respondida pela literatura existente. O problema orienta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com