TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEI DE MENDEL

Trabalho Universitário: LEI DE MENDEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

2ª Lei de Mendel

INTRODUÇÃO

A 2ª lei de Mendel e/ou também chamada de lei da segregação independente. Em seu experimento Mendel nos proporciona conhecer como é transmitidos os alelos pertencentes a genes diferentes.

Após o estudo detalhado e individual de cada um dos sete pares de caracteres em ervilhas, Mendel passou a estudar dois pares de caracteres de cada vez. Portanto, os cruzamentos que realizou envolveram os caracteres cor (amarela e verde) e forma (lisa e rugosa) das sementes, que já haviam sido estudados, individualmente, concluindo que o amarelo e liso eram caracteres dominantes. Mendel, então, cruzou a geração parental (P) de sementes amarelas e lisas com as ervilhas de sementes verdes e rugosas, obtendo, em F1, todos os indivíduos com sementes amarelas e lisas, como os pais dominantes. 

O resultado de F1 já era esperado por Mendel, uma vez que os caracteres amarelo e liso eram dominantes. Posteriormente, realizou a autofecundação dos indivíduos de F1, obtendo na geração F2 indivíduos com quatro fenótipos diferentes, incluindo duas combinações inéditas (amarelas e rugosas, verdes e lisas). Em 556 sementes obtidas em F2, verificou-se a distribuição segundo a tabela. Os números obtidos aproximam-se bastante da proporção 9 : 3 : 3 : 1. Observando-se as duas características, simultaneamente, verifica-se que obedecem à Lei de Mendel. Em F2, se considerarmos cor e forma, de modo isolado, permanece a proporção de três dominantes para um recessivo. Analisando os resultados da geração F2, percebe-se que a característica cor da semente segrega-se de modo independente da característica forma da semente e vice-versa. Esta segregação dos genes, independente e ao acaso, constitui-se no fundamento básico da 2ª Lei de Mendel, ou lei da segregação independente. Aplica-se a Lei de Mendel para o estudo de duas, três ou mais características, simultaneamente, determinadas por alelos situados em pares de cromossomos homólogos diferentes. Assim, fala-se em di-hibridismo, tri-hibridismo, poli-hibridismo, respectivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com