TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEVANTAMENTO DE 3 SETORES NA CIDADE DE GOIÁS

Por:   •  5/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 8

ASPECTO SÓCIO – CULTURAL – POLÍTICO

Este trabalho e sobre o aspecto sócio cultural e político dos setores - SANTA BARBARA/AUTO SANTANA/BARREIRINHA na Cidade de Goiás no Estado de Goiás. Foi feito um trabalho para abordar a existência de algumas Instituições tais como, Centros Comunitários, Associação, Sindicato, Clube recreativo, Partidas e partidários políticos da região. O trabalho foi apresentado com base em entrevistas com moradores e presidentes de associações. Os setores pesquisados possui um potencial cultural e histórico enorme, com pouco ou nenhum incentivo governamental.

Palavras chave: cultura, história e incentivo político.

INTRODUÇÃO

O presente artigo apresenta um trabalho desenvolvido por alunos do segundo período do curso Licenciatura em Educação do Campo da faculdade UFG/Goiás, na disciplina de experiência compartilhada, esta atividade se refere a pedagógica da alternância. O objetivo do trabalho era realizar um diagnostico da comunidade dos setores Santa Barbara, Auto Santana, Barreirinha da Cidade de Goiás em relação ao aspecto sócio cultural e político. Este levantamento foi baseado em entrevistas com moradores e pessoas que administram os espaços culturais e religiosos.

Foi relatada neste artigo uma visão humana vivenciada pelos moradores no seu dia a dia, assim como as dificuldades e benfeitorias encontrada por eles.

ASPECTOS GERAIS

Vamos começar falando da Associação Santa Luzia que vem de uma tradição do século XIX surgiu da Irmandade nossa Senhora do Rosário dos Pretos da igreja do antigo bairro Carmo, buscou a sede própria em 1912 com característica de classe operária aonde pudesse aglomerar todos os tipos de pessoas porque antes existiam as irmandades para rico para homem para militar e a associação tenta aglomerar as pessoas de um modo geral sem excluir por sexo religião. Desde 1952 já funcionou em vários outros locais hoje funciona na Rua da Abadia número 1 A. É um prédio federal do princípio do século XX foi sede da Escola Artífice até a completa transferência da capital em 1937 parecer verdadeiro da transferência das instituições porque não foi tudo de uma vez, o prédio ficou muito tempo inútil sem atividade e através de uma carta de doação em 1952 passou para a mão da associação. E também já foi sede da IFG. É um prédio com parede com grande dimensão mais duas casas um salão para velório que completa o prédio, e está sendo reformado.

O presidente é eleito ou nomeado, por um quatriênio composto por cerca de 4000 sócios e já foram mais. É uma entidade sem fins lucrativos proporciona salão funerário e urnas funerárias pagas pelos beneficiados e é aberta a população para reunião quando a comunidade necessita. Não apoia nenhum movimento social e nem desenvolve projetos sociais. Todo ano acontece a festa de Santa Luzia com novena na sede da associação e no dia 13 de dezembro dia de Santa Luzia o encerramento da festa com missa na igreja do Rosário.

Os setores têm como de costumes as festas populares, as igrejas da Abadia e Santa Barbara só abrem nove vezes ao ano nas festividades do mês de dezembro. A festa de Santa Luzia é nove dias encerra dia 13 de dezembro dia da Santa.

Sobre o costume e festa populares, foi feita uma entrevista no dia 24 de Abril de 2015 com o casal aposentados: Frances Maria Pires Ferreira e Brasil Vicente Ferreira ela da educação e ele coronel da polícia militar. Moradores da Rua Santa Barbara numero 14.

A igreja estava fechada a energia cortada ai a comunidade de Santa Barbara que se envolveu, frei Paulo assumiu a paróquia ele tinha um projeto com a associação que abria aos finais de semana, a comunidade contribuía com uma porcentagem para a voluntária fazer a limpeza. Antigamente uma vez por ano tinha o leilão dia 4 de dezembro para arrecadar dinheiro, pois como não tinha renda própria o dinheiro servia para pagara as despesas do ano todo. A igreja esta sempre fechada, vândalos quebraram o cruzeiro e destroem o lugar. Boadir (prefeito já falecido) estava desmanchando uma casa para construir a escola e pediram a madeira para refazer o cruzeiro, que o senhor Rui marceneiro fez com muito agrado. No Rosário tinha os noviços que fizeram procissão e colocaram novamente o cruzeiro. Todo Santo tem um cântico, Santa Barbara não tinha então eu pesquisei escrevi alguns versos que já tinha uma melodia de outro canto e criei e levei ao Frei Marco que aprovou e ficou como hino de Santa Barbara que hoje todo mundo já conhece.

Quando e época da festa ou novena o Alferes da bandeira (festeiro) faz mutirão para limpeza da igreja convida as rezadeiras que faz a ladainha cantada, coisas para continuar essa cultura religiosa continuar a tradição, no oitavo dia na casa do alferes o levantamento do mastro. Outra igreja que também infelizmente está fechada por falta de funcionário é a igreja Nossa Senhora da Abadia onde acontecia quermesse serenata. Tem também a novena e festa junina da Rua do Capim que acontece a mais de 60 anos com encerramento dia 23 para 24 de junho a comunidade escolhe o festeiro que fica mais centralizado na Praça do Capim. Antigamente a cidade tinha dois bairros de lá do rio Santana e de cá bairro do Carmo e o bairro do Carmo hoje é Santa Barbara e o outro bairro que mudou de nome é o Alto Santana antes era chupa osso (eles não gostam do nome por achar pejorativo). A cidade de Goiás é uma das cidades que mais tem festas religiosas e essa tradição vem desde a época da colonização de Portugal, a festa do Rosário surgiu dos negros a sociedade era divida não se misturava. A ultima restauração foi em 1934 era Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é famosa pelas pinturas do Frei Italiano são os afrescos do Frei Nazareno Confalone se fosse vivo completaria 100 anos por isso que lá tem os congos e tapuios tradição dos escravos do período colonial e a igreja é muito cobiçada para casamentos e batizados.

Nos três setores existem poucos pontos de lazer e diversão o ponto mais conhecido e o Largo da Carioca. Antigamente no local foi construído o primeiro poço de água aonde os viajantes paravam para se refrescar e abastecer os cantis para seguir viagem. Hoje existe um ótimo parque com campo de futebol e brinquedos para as crianças, existe um local para festa, que esta fechada por ordem do IPHAN, pois poderia agredir o meio ambiente. Acontecem pequenos eventos no largo da carioca, como no dia das crianças em que a prefeitura organiza uma festa para comemorar o dia. O parque e ótimo para fazer piquenique e passar à tarde com a família, pois o parque e cortado pelo rio vermelho que por sinal passa por dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com