TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES DE UMA MICROEMPRESA DO SETOR VAREJISTA DE FERRAGENS DA CIDADE DE PARAGUAÇU PAULISTA – SP

Por:   •  17/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  15.159 Palavras (61 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 61

ALZIRO DE PAULA AGUIAR NETO

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES DE UMA MICROEMPRESA DO SETOR VAREJISTA DE FERRAGENS DA CIDADE DE PARAGUAÇU PAULISTA – SP

Projeto de pesquisa apresentado às Faculdades Gammon como requisito parcial para a conclusão da disciplina de Projeto de Pesquisa.

Orientador: Professor. JAIRO da Silva

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

1.1Questão de pesquisa        

1.2 Objetivos        

1.2.1 Objetivo geral        

1.2.2 Objetivos específicos        

2 JUSTIFICATIVA        

3 REFERENCIAL TEÓRICO        

3.1 Tipos de comportamento de compra        

3.2 Fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor        

3.2.1 Fatores Culturais        

3.2.1.1 Cultura        

3.2.1.2 Subcultura        

3.2.1.3 Classe Social        

3.2.2 Fatores Sociais        

3.2.2.1 Grupos        

3.2.2.2 Família        

3.2.2.3 Papéis e Status        

3.2.3 Fatores Pessoais        

3.2.3.1 Idade e estágio no ciclo de vida        

3.2.3.2 Ocupação        

3.2.3.3 Situação financeira        

3.2.3.4 Estilo de vida        

3.2.3.5 Personalidade        

3.2.4 Fatores Psicológicos        

3.2.4.1 Motivação        

3.2.4.2 Percepção        

3.2.4.3 Aprendizagem        

3.2.4.4 Crenças e Atitudes        

3.3 Processo de compra        

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        

5 CRONOGRAMA        

6 RESULTADOS ESPERADOS        

7 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


1INTRODUÇÃO

Um mercado é o conjunto de compradores reais e potenciais de um produto, que compartilham de necessidades ou desejos específicos que podem ser satisfeitos por meio de trocas e relacionamentos. E o marketing, por sua vez, tem o papel de administrar mercados a fim de que haja um relacionamento lucrativo com os clientes através da criação de valor para com o mesmo e de sua fidelização (KOTLER e ARMSTRONG, 2007).

Para que esse relacionamento lucrativo possa ser estabelecido torna-se necessário conhecer o mercado em que se atua, assim como a razão e a forma pela qual os consumidores realizam suas compras. Sendo assim, em relação ao comportamento do consumidor e o processo de compra, Las Casas (2001, p. 136) diz que “Somente através do entendimento deste processo será possível viabilizar produtos e serviços que atendam exatamente aos desejos e necessidades dos consumidores”.

Nesse sentido, para satisfazer os clientes, as empresas precisam primeiramente conhecê-los e são poucas que o fazem com a profundidade necessária. Sendo que em alguns casos, algumas empresas atendem de modo padronizado clientes com motivações diferentes (CAMAROTTO, 2009).

Em relação à busca pela satisfação dos clientes, Camarotto (2009, p. 49) diz que "é um processo que provavelmente nunca terminará devido às oscilações existentes quanto àquilo que os clientes procuram no processo de consumo". Reforçando a ideia da necessidade do estudo do comportamento do consumidor.

Em virtude do estudo dos autores citados acima, o estudo comportamento do consumidor se revela como um assunto de extrema importância para as organizações, podendo ser um importante aliado ao subsidio de informações à tomada de decisão referente ao estabelecimento de estratégias, sejam elas publicitárias, de vendas ou de investimento. Pois, a partir do momento em que se entende o seu publico é possível proporcionar melhores condições para atender suas necessidades, em busca da criação de valor para o cliente e consequente retorno financeiro. O que fez com que surgisse o interesse de aprofundamento nesse tema e na análise do comportamento de compra dos consumidores de uma microempresa do setor varejista de ferragens da cidade de Paraguaçu Paulista – SP, com o intuito de levantar informações a respeito da opinião dos clientes sobre a empresa e compreender os fatores que influenciam a decisão de compra.

  1. Questão de pesquisa

O presente trabalho busca responder a seguinte questão:

Quais as características do comportamento de compra dos consumidores de uma microempresa do setor varejista de ferragens da cidade de Paraguaçu Paulista - SP?

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo geral

Analisar o comportamento de compra dos consumidores da empresa Cristo Rei

1.2.2 Objetivos específicos

  • Realizar o levantamento de informações referentes ao perfil e ao comportamento de compra dos consumidores da empresa, mediante questionário.
  • Compreender os motivos que levam os consumidores a comprar na empresa em questão.
  • Identificar, através das informações obtidas, a opinião dos clientes em relação à empresa.

2 JUSTIFICATIVA

Como já é de conhecimento universal, os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes, fazendo com que as empresas direcionassem o foco para o seu publico, visando a sua satisfação como forma de obter vantagem competiviva. Nesse sentido, Camarotto (2009, p. 49) diz que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)   pdf (178.1 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 60 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com