TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTA DE QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL EXPRESSA

Seminário: LISTA DE QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL EXPRESSA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Seminário  •  1.629 Palavras (7 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 7

LISTA DE QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL EXPREMENTAL

01 - Eletrosmose: é o movimento de corrente líquida derivada do fato de serem os suportes eletronegativos em relação à água e, esta torna-se eletropositiva em relação aos suportes. Quando se aplica o campo elétrico, o suporte sendo fixo e a água móvel haverá uma migração para o pólo negativo. A eletrosmose é constante em toda extensão da fita e unidirecional.

Eletroferograma: _____________________________________________________

______________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02 - A eletroforese capilar é uma técnica analítica de separação baseada nas diferenças entre as mobilidades de espécies carregadas, em uma solução de eletrólitos que pode ser aquoso ou orgânico, no interior de um pequeno capilar sob a influência de um campo elétrico. Dentre as principais vantagens da eletroforese capilar podem ser citadas: a alta eficiência, versatilidade, a demanda de pequenos volumes de amostra, o reduzido tempo de análise, o consumo mínimo de solventes, o baixo custo dos materiais de consumo, a possibilidade de interface com vários sistemas de detecção, e a simplicidade da instrumentação básica. Assim, devido à eficiência, seletividade e versatilidade, o presente projeto propõe demonstrar a aplicação dessa técnica em diferentes áreas.

03 - A cromatografia eletrocinética micelar é uma versão modificada da eletroforese capilar. Sua maior vantagem sobre a cromatografia líquida convencional é que nesta nova versão agentes tensoativos iônicos, em condições apropriadas à formação de micelas, são adicionados ao eletrólito de corrida proporcionando, desta forma, um sistema cromatográfico de duas fases.1 Quando um analito é injetado na solução, uma fração deste analito é incorporada e migra com a velocidade da micela. A fração do analito que permanece livre da micela migra com velocidade eletrosmótica

04 - A Cromatografia Gasosa (CG) é uma técnica para separação e análise de misturas de substâncias voláteis. (A amostra é vaporizada e introduzida em um fluxo de um gás adequado denominado de fase móvel (FM) ou gás de arraste). Este fluxo de gás com a amostra vaporizada passa por um tubo contendo a fase estacionária FE (coluna cromatográfica), onde ocorre a separação da mistura.

05 – Cromatografia gás-líquido – a fase estacionária é um líquido pouco volátil, recobrindo um suporte sólido ou as paredes de colunas capilares. A separação baseia-se em mecanismos de partição das substâncias entre a fase líquida e a fase gasosa. A utilização da cromatografia gás-líquido corresponde a cerca de 95% do total de aplicações.

Cromatografia gás-sólido - se baseia na base sólida estacionária, na qual a retenção das substâncias analisáveis é a conseqüência da absorção física.

A fase estacionária é um sólido com uma grande área superficial e a separação baseia-se em mecanismos de adsorção das substâncias neste sólido. A cromatografia gás-sólido é usada principalmente na análise de gases permanentes e compostos apolares de baixa massa molecular.

06 – Os tipos de misturas que são separados por cromatografia gás-sólido são: material sólido adsorvente, hidrocarbonentos muito voláteis (de baixo ponto de ebulição), gases inorgânicos e gases permanentes.

07 - Porque pode ocorrer retenção permanente de moléculas ativas.

08 – Cromatograma é o registro gráfico de uma análise por um metodo cromatografico.

Neste registro gráfico é possivel visualizar a separação dos componentes da mistura, e pelos tempos de retenção e pelas áreas dos picos podemos deteminar a concentação de cada susbstância na mistura.

09 - Significa ajustar a temperatura durante a eluição para otimizar o processo de

separação. O ajuste de temperatura é feito em fornos termostatizados onde as

colunas são acondicionadas durante o processo de separação cromatográfica.

Este ajuste de temperatura é realizado para obter um compromisso entre ótima

resolução e baixo tempo de retenção. Baixas temperaturas fornecem boa

resolução, porém alto tempo de retenção. Altas temperaturas fornecem baixo

tempo de retenção, porém baixa resolução

10 - Colunas capilares ou tubulares abertas possuem comprimento entre 10 a 150

metros e diâmetro interno entre 0,1 a 0,75 mm. Neste tipo de coluna, a fase

estacionária encontra-se revestindo a parede do capilar. Suas vantagens são

maior eficiência, baixa pressão e maior velocidade de análise. Suas

desvantagens são maior custo e menor capacidade de amostra (10 a 103 ng).

Colunas recheadas ou empacotadas possuem comprimento entre 1 a 6 metros e

diâmetro interno entre 2 a 4 mm. Neste tipo de coluna, a fase estacionária

encontra-se preenchendo toda a coluna, ou seja, empacotada dentro da coluna.

Um suporte sólido para a fase estacionária é utilizado. As desvantagens são:

simples preparação e uso, tecnologia clássica, grande número de fases líquidas

disponíveis, capacidade alta e longa durabilidade e maior capacidade de

amostras. Suas desvantagens são: baixa eficiência de separação, exige controle

de vazão da fase móvel e as análises são relativamente demoradas.

11_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com