TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratório de Análise Clínica

Projeto de pesquisa: Laboratório de Análise Clínica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 6

1. INDRODUÇÃO

Relatório de Estagio supervisionado, apresentado em Laboratório de Análises Clínicas demonstra as atividades de estágio desenvolvidas. Neste, estão contidas atividades como: hemograma e tipagem sanguínea, dentre outras atividades dentro do laboratório. O estágio supervisionado em Laboratório Analise Clinicas tem por objetivo oportunizar ao aluno o exercício dos conhecimentos adquiridos, por meio de atuação prática, bem como proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências pessoais e profissionais.

Além de coletar o sangue, ou material necessário para análise, todos os profissionais que trabalham dentro de um laboratório tem também a função de tranquilizarem os pacientes e esclarecem as dúvidas sobre a função de cada exame solicitado pelo médico. Diagnosticar todos os tipos de doença dentro do laboratório de análises clínicas é o objetivo do profissional farmacêutico. Para isso estudamos e estagiamos em laboratórios com a estrutura necessária para o aprendizado prático de nos alunos. Microscópios, centrífugas, estufas, banho-maria, meios de cultura e kit´s de análises estão à disposição dos alunos sob a orientação dos profissionais que nos auxiliam durante todo o período de estágio. Atualmente, com o objetivo de obter respostas mais rápidas, a fim de aperfeiçoar e de economizar o tempo do profissional, muitos exames estão sendo realizados por aparelhos automatizados.Este fato permite uma análise em maior escala e propicia uma resposta mais breve do estado fisiológico do paciente, possibilitando uma intervenção mais ágil,aumentando assim a possibilidade de salvar mais vidas. Setores como a microbiologia e outros onde existem alguns exames de maior especificidade, continuam a executar suas atividades manualmente, seja por possuir uma menor rotina, ou por ainda não estarem com métodos automatizados padronizados.

2. DESENVOLVIMENTO

O Laboratório de Análises Clínicas tem que ter uma visão ampla do futuro e generalizada, com ênfase em todas as áreas que compõem o diagnóstico em geral e as análises clínicas, podemos definir que a Medicina Laboratorial é composta por diversas áreas, como: Hematologia, Parasitologia, Microbiologia, Bioquímica Clinica, Urinálise, Sorologia, Enzimologia, Toxicologia, Micologia e Citologia.Com a Medicina Laboratorial atuando em diversas áreas, nasce um conceito muito importante na medicina, a importância da Medicina Preventiva, pois os Exames Laboratoriais são utilizados como ferramenta essencial ao clinico para obter informações na tomada de decisões no diagnóstico e tratamento de várias patologias em seus pacientes.

Entre os exames solicitados com maior frequência temos: hemograma completo, bioquímica do sangue (dosagem de glicose, ureia, creatinina, colesterol total e frações, triglicerídeos, ácido úrico, etc), exame parasitológico de fezes e de urina.

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

• Lavagem das mãos

As mãos são as principais vias de transmissão infecção e sua adequada lavagem é fundamental para o seu controle.

Para a lavagem das mãos deve-se:

♦ Abrir a torneira e molhar as mãos, sem encostar-se a pia;

♦.Ensaboar as mãos, friccionando-as por, aproximadamente 30 segundos;

♦ Lavar os punhos de uma mão com o auxílio da outra;

♦ Enxaguar as mãos retirando totalmente o resíduo de sabão, com os dedos voltados para cima para que a água escorra das mãos para os punhos;

♦ Enxugar com papel toalha;

♦ Fechar a torneira utilizando o papel-toalha;

Nos sempre realizávamos este procedimento antes e após as atividades.

• Coleta de sangue:

O material é coletado através da venupunção, e acondicionado em recipiente esterilizado, sendo o mais utilizado os tubos de ensaio. A posição ideal para o paciente é decúbito dorsal.

Os materiais necessários:

• Seringa/agulha;

• Garrote;

• Algodão;

• Álcool a 70%

Procedimento:

• Escolha uma veia calibrosa para punção;

• Após prender o garrote fazer assepsia;

• Coletar o material aspirando a seringa graduada.

• Termina a coleta retire o garrote remova a agulha em um único e delicado movimento e verifique se não houve lesão venosa;

• Colocar no tubo de ensaio;

• Identificar o tubo com os dados do cliente e o nome do exame:

Antes de colocar o sangue certificar-se de que o anticoagulante estar presente no tubo; Após a coleta com seringa descartável, o sangue é transferido para um tubo de ensaio de vidro, que deverá ser rotulado, contendo o nome do paciente e lacrado com tampa. A coleta de sangue deve ser feita com o paciente em jejum de pelo menos 12 horas, 24 horas sem prática de exercícios físicos e 48 horas sem consumo de bebida alcoólica. Deve-se perguntar ao paciente se faz uso de algum medicamento, ou se fez uso nas horas antecedentes ao exame, pois alguns remédios podem interferir nos resultados do exame.

• Hemograma:

É um exame para avaliar as três principais linhagens de células do sangue as hemácias, leucócitos e plaquetas. È preparado da seguinte forma: enche o tubo capilar com sangue total é vedado, para ser levado a microcentrifuga e permanece por 5 minutos centrifugando, medido-se a concentração de hemácia. Assim preparávamos lamina de esfregaço adicionando uma gota de sangue total em uma lamina limpa e seca e com o auxilio de outra lamina homogeneizávamos o sangue, depois de seco o sangue é utilizado o Kit de coloração o primeiro é fixante a base de álcool, segundo a eosina e o terceiro azul de metileno, espera secar e encaminha para a leitura do bioquímico. Diluição de leucócitos: e um tubo adiciona 400ul do liquido de Turk, e 20ul de sangue total. Diluição de Plaqueta: adicionamos em um tubo 1ml de formol salina e 20ul de plasma depois de homogeneizado é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com