TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lançamento Horizontal

Artigos Científicos: Lançamento Horizontal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  228 Visualizações

Apesar do processo convencional (que utiliza petróleo como matéria prima principal) ainda ser dominante na produção dos plásticos, faz-se cada vez mais necessária a substituição de fontes não renováveis, como o petróleo, por fontes alternativas renováveis.

Essa necessidade ocorre, devido ao agravamento dos problemas ambientais, sobretudo, a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, o que possibilita um aumento gradativo dos desastres ambientais (derretimentos das calotas polares, queimadas...).

A cadeia na qual o polietileno verde é produzido permite uma maior redução dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera em comparação a outros polímeros, a termodinâmica indica as condições mais favoráveis para que determinada reação ocorra e qual será a composição do sistema no estado de equilíbrio, já a cinética química trata das mudanças químicas associadas com o tempo. A reação do plástico verde é um exemplo de reação em que o equilíbrio e a taxa influenciam na economia do processo, através das variações nas condições experimentais como temperatura, pressão e catalisador, o que pode favorecer a produção de diversos produtos, sendo, portanto necessária uma análise de viabilidade termodinâmica e cinética das reações envolvidas.

A compreensão sobre a atitude do consumidor em relação ao plástico verde é relevante à medida que indica os esforços de criar um plástico mais ecológico, que se sustenta economicamente. Isso serve de exemplo, as inúmeras tentativas de mudanças, para um planeta mais ecológico e mais verde, que geraria um desenvolvimento mais sustentável.

...