TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lançamento Na Horizontal No vácuo

Trabalho Escolar: Lançamento Na Horizontal No vácuo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  1.270 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Lançamento na horizontal no vácuo

O lançamento horizontal é um movimento composto por um movimento horizontal e um movimento vertical. Segundo Galileu, se um móvel apresenta um movimento composto, cada um dos movimentos componentes se realiza como se os demais não existissem e no mesmo intervalo de tempo. Esse é o princípio da Simultaneidade.

Quando um corpo é lançado horizontalmente, ele descreve um movimento parabólico em relação à Terra. De acordo com o princípio da simultaneidade, o lançamento horizontal é o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes: queda livre e movimento horizontal.

Gráfico do Lançamento Horizontal

No movimento de queda livre, movimento vertical, o corpo se move em razão da ação da gravidade. Assim, podemos dizer que o movimento é uniformemente variado, pois a aceleração gravitacional é constante. No caso do movimento horizontal, a velocidade permanece constante. Portanto, o movimento é uniforme.

A velocidade do móvel ao final do trajeto permanece a mesma do início desse trajeto. Imaginemos uma pequena esfera metálica lançada horizontalmente de uma posição próxima ao nível do solo, de modo que a resistência oferecida pelo ar possa ser desprezada e a aceleração da gravidade considerada constante. Nestas condições, o movimento da esfera pode ser considerado como a composição de um movimento vertical uniformemente variado, sob a ação exclusiva da gravidade e de um movimento uniforme ao longo da horizontal, que a esfera realiza por inércia.

Em cada ponto da trajetória, a velocidade resultante v da esfera, cuja direção é tangente à trajetória, é dada pela soma vetorial da velocidade horizontal v 0, que permanece constante, e da velocidade vertical vy, cujo módulo varia, pois a força peso age na direção vertical.

Objetivo

A experiência foi realizada com o intuito de compreender:

-O lançamento na horizontal e a simultaneidade dos movimentos nele presente;

-Determinar a componente horizontal da velocidade e o tempo gasto no deslocamento da esfera.

Materiais Utilizados

1. Fio de prumo;

2. Régua;

3. Esfera;

4. Conjunto para lançamento horizontal;

5. Papel carbono;

6. Folha branca.

Procedimento

Foi utilizado um dispositivo para lançar uma esfera com um movimento na horizontal, formando 0 graus com o eixo x em uma determinada altura (y0), esta altura foi utilizada para todos os cinco lançamentos feitos da esfera, a fim de minimizar os erros experimentais. Na bancada, colocou-se papel carbono em cima de uma folha branca, com o intuito de medir o deslocamento no eixo x da esfera, pois quando ela caia deixava uma marca na folha, assim como a altura da canaleta de lançamento, o deslocamento no eixo x foi medido com uma régua em centímetros, como a deslocamento foi diferente nos cinco lançamentos, para os cálculos o deslocamento considerado foi a média aritmética dos resultados. A medição teve auxílio do fio de prumo, que ficou posicionado de forma que a distância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com