TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATERIAL DE AFO PARA PROVA

Artigos Científicos: MATERIAL DE AFO PARA PROVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  2.437 Palavras (10 Páginas)  •  10.414 Visualizações

Página 1 de 10

MATERIAL DE AFO PARA PROVA

Capitulo l

1- Descreva um conceito de finanças e responda se os argumentos que envolvem esse termo são essenciais no meio empresarial atual. Justifique.

“Finanças é a aplicação de uma série de princípios econômicos para maximizar a riqueza ou valor total de um negócio”. Esses argumentos são essenciais, pois conhecer os princípios econômicos facilitará o direcionamento correto dos recursos disponíveis no momento, visando minimizar os prejuízos.

2- A globalização da economia, conceito chave dos anos 90, forçou as empresas a adotarem estratégias mais apuradas para lidar com finanças corporativas. No conflito entre risco e retorno, as empresas adotaram alguns instrumentos estratégicos mais sofisticados, como que envolvem derivativos, opções, swaps e hedges. Por que existe a necessidade na gestão de risco de levar em consideração esses instrumentos financeiros?

Pois esta é a forma de minimizar os riscos financeiros, pois utiliza-se diferentes tipos de instrumentos com fonte de rentabilidade diferente.

3- Dentro da dinâmica de decisões financeiras, a administração financeira volta-se ao planejamento financeiro, controle financeiro, administração de ativos e administração e passivos. Defina as quatro funções citadas.

Planejamento financeiro: procura evidenciar as necessidades de crescimento da empresa evidencia eventuais desajustes.

Controle financeiro: acompanha e avalia todo o desempenho da empresa.

Adm. de ativos: procura a melhor estrutura, em termos de risco e retorno dos investimentos empresariais e gerenciar de forma eficiente seus valores.

Adm. de passivos: está voltado para a aquisição de fundos e gerenciar sua composição.

4- Quais são os riscos da empresa associados às decisões financeiras? Discuta cada um desses riscos.

Risco Econômico: baseia-se na relação entre o retorno do investimento e o custo da captação.

Risco Financeiro: identifica-se pela sincronização entre a capacidade de geração de caixa dos negócios e o fluxo de desembolsos exigidos pelos passivos.

5- O objetivo contemporâneo da administração financeira está centrado na maximização da riqueza de seus acionistas. Assim fica evidenciado o impacto que cada decisão financeira determina sobre a riqueza. Neste contexto, discuta se o lucro contábil é o critério mais indicado para a tomada de decisões financeiras.

Não, porque o lucro contábil não leva em consideração os riscos associados aos fluxos esperados de rendimentos.

6- Maximizar o lucro e a riqueza da empresa são termos idênticos? Por quê?

Não, porque a maximização do lucro está relacionada com o resultado do exercício e a maximização da riqueza está relacionada com o aumento do patrimônio da empresa.

7- Na dinâmica das decisões financeiras, uma empresa, independentemente da sua natureza operacional, é obrigada a tomar duas grandes decisões: a decisão de investimento e a decisão de financiamento. Discorra sobre estas situações.

Decisões de investimento: Criam valor e, portanto, mostram-se economicamente atraentes quando o retorno esperado da alternativa exceder a taxa de retorno exigida pelo capital.

Decisões de financiamento: preocupam-se principalmente com a escolha das melhores ofertas de recursos e melhor proporção a ser mantida entre capital de terceiros e capital próprio.

8- O processo de tomada de decisões assume complexidade e riscos cada vez maiores na economia brasileira, que exige uma capacidade questionadora e analítica das unidades decisórias. Cite exemplos vividos na realidade nacional que confirmam o argumento inicial.

Redução do IPI para a aquisição de automóveis e eletro domésticos (linha branca), injeção de dólares no mercado.

9- Qual foi o marco inicial da moderna teoria de finanças?

Teve seu início marcado pelas posições de Franco Modigliani e Merton Miller que abordam a irrelevância da estrutura de capital e dividendo sobre o valor de mercado da empresa.

10- O que significa a Teoria do Portfólio?

Esta teoria expõe que o rico de um ativo deve ser avaliado com base em sua contribuição ao risco total do portfólio de ativos, e não de maneira isolada. “Diversidade de ativos, reduzirem riscos.

11- Ao realizar suas funções financeiras, as empresas se deparam com grandes decisões: investimentos, financiamentos e dividendos. Como estas decisões estão relacionadas?

Estas decisões estão relacionadas, pois através destas pode-se realizar o ciclo financeiro da empresa.

12- Descreva o impacto da inflação nas decisões financeiras. Dê um exemplo de uma projeção financeira que pode ser distorcida em um ambiente inflacionário. Quais as recomendações para se tomar decisões financeiras em ambientes inflacionários?

A inflação provoca desequilíbrios estruturais, motivados pela queda do poder aquisitivo da moeda. A alta taxa de juros é um exemplo de projeção financeira. Para tomar decisões financeiras em ambientes inflacionários a administração financeira deve ser desenvolvida em informações contábeis geradas pela metodologia de correção monetária integral.

13- Qual o objetivo da administração financeira? Como esse objetivo é mensurado?

O objetivo é maximização da riqueza de seus proprietários, e este objetivo é mensurado a partir do valor que suas ações ordinárias alcançam o mercado.

14- De forma efetiva, de que fatores dependem o valor de uma empresa?

Do seu desempenho esperado no futuro, do que ela é capaz de produzir de riquezas e não do capital aplicado em seus ativos.

15- Quais os segmentos que podem ser identificados na responsabilidade social das empresas? Explique-os.

Internos e externos. No segmento interno relaciona-se toda a questão de recursos humanos e avaliação do impacto ambiental determinada pelas diversas decisões corporativas tomadas. Já no ambiente externo inclui-se os cliente, fornecedores, prestadores de serviços, credores, acionistas, etc...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com