TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDIDAS DE MASSA E VOLUME

Monografias: MEDIDAS DE MASSA E VOLUME. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  1.516 Palavras (7 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Para se medir a massa de um corpo, ou seja, a quantidade de matéria que um corpo possui, geralmente é utilizada uma balança a qual deve está em um local o qual deve está livre de vibrações.

A quantidade de matéria que existe num corpo é definida como massa. Ela é determinada pela comparação da massa desconhecida com outra massa conhecida: o padrão. A unidade padrão de massa dada pelo Sistema Internacional é o quilograma (Kg). Para medir a massa de um objeto, usa-se um aparelho chamado balança. (ALVES, Livia ¹)

Já para medidas de volume em laboratório foram utilizados os seguintes instrumentos, os mesmos são graduados em mililitros (ml).

A precisão do material está relacionada com a temperatura na qual o material está sendo utilizado (em geral são calibrados à temperatura de 20 °C) e com a limpeza. Existe também uma relação entre o diâmetro onde se localiza o traço de aferição (marca onde se faz a leitura) e a precisão do material; em geral, quanto maior o diâmetro, menor será a precisão e, quanto menor o diâmetro, maior será a precisão. Os materiais volumétricos nunca devem ser colocados em estufas, pois o calor dilata o vidro e, consequentemente, descalibra o material. (HONDA, FREITAS²)

O Experimento por sua vez teve como objetivo:

 Manipular corretamente a vidraria disponível para determinação de volume;

 Manipular corretamente a balança disponível para determinação de massa;

 Analisar a precisão dos recipientes volumétricos.

__________________

¹ ALVES, Livia. Unidades de medidas. Disponível em <http://www.brasilescola.com/quimica/unidades-medida.htm> Acessado em 26/02/2014

² HONDA, Ricardo; FREITAS João. Laboratório de Química. Disponível em <http://professorh9.dominiotemporario.com/doc/Experimento_3_-_Tecnicas_de_medicao_de_volumes_em_laboratorio_-_9anos.pdf> Acessado em 26/02/2014

2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

• Material

Pipeta volumétrica 5 ml

Pipeta graduada 10 ml

Bureta de 25 ml

Conta- gotas

Proveta de 25 ml

Proveta de 50 ml

Proveta de 100 ml

Balão volumétrico 50 ml

Erlenmeyer de 250 ml

2 béquer de 100 ml

2 vidros de relógio

PARTE I: MEDIDAS DE MASSA

Foi determinada a massa de uma proveta de 50 ml, de um balão volumétrico (50 ml) e de um béquer (100 ml) em uma balança de precisão. Em seguida foram colocados 50 ml de água destilada em cada recipiente citado e pesado novamente.

Também foi determinado a massa de uma proveta de 25 ml e em seguida adicionada 100 gotas de água destilada utilizando o conta-gotas e pesado novamente.

Obs: Por possuir somente uma balança de precisão não deu tempo terminar essa parte do experimento, pois a mesma ainda requeria que determinasse a massa e o volume de uma gota de água e a massa equivalente a 1 ml de água.

PARTE II: MEDIDAS DE VOLUME

a) Foram medidos 5 ml de água destilada utilizando três vidrarias diferentes (Proveta de 25 ml, pipeta volumétrica de 5ml, e a pipeta graduada de 10 ml).

b) Foi medido 50 ml de água em uma proveta de 50 ml e a mesma foi transferida com cuidado para um balão volumétrico de 50 ml.

c) Foram adicionados 40 ml de água em uma proveta de 50 ml, e outros, 40 ml de água em uma proveta de 100 ml. Em seguida em ambos os casos foram acrescentados com o auxilio da pipeta de 10 ml mais 1 ml de água.

d) Preencheu-se uma bureta (25ml) com água destilada. Depois a mesma foi zerada e aberta à torneira deixando escoar sobre o erlenmeyer de 250 ml um volume de 100 ml de água, sendo preciso repetir o processo quatro vezes.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

PARTE I:

Foi determinada a massa de uma proveta de 50 ml, do balão volumétrico (50 ml) e do béquer (100 ml) em uma balança de precisão. No caso do experimento realizado foi utilizada uma balança de precisão que estava nivelada, firme, livre de vibrações e graduada em gramas (g). Em seguida foram colocados 50 ml de água destilada em cada recipiente citado e pesado novamente. A tabela 1 apresenta os resultados obtidos:.

Massa sem

água destilada (g) Massa com 50 ml

de água destilada (g)

Proveta de 50 ml 45,78 95,23

Balão Volumétrico de 50 ml 36,85 86,62

Béquer de 100 ml 14,43 55,65

TABELA 1: Resultados obtidos para medidas de massa de água em diferentes vidrarias.

Ao analisar a tabela é perceptível que a massa de 50 ml de água destilada vária entre os instrumentos utilizados, sendo eles respectivamente 49.45; 49.77; 41.22 (g). Por 49.77 ser quem mais se aproxima de 50g, em função da densidade da água ser 1g/cm³, o balão é mais preciso. Uma das explicações para a variação desse resultado pode ser a diferença entre os diâmetros dos instrumentos que foram utilizados.

Ainda nessa parte foi determinada a massa de uma proveta de 25 ml e em seguida adicionada 100 gotas de água destilada utilizando o conta-gotas e pesado novamente. O resultado obtido pode ser analisado na tabela seguir.

Massa sem

água destilada (g) Massa com 100 gotas

de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com