TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDIÇÃO DE PH RELATÓRIO EXPERIMENTAL

Dissertações: MEDIÇÃO DE PH RELATÓRIO EXPERIMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  1.210 Visualizações

Página 1 de 5

Objetivo

O objetivo do experimento realizado em sala é verificar se as soluções estudadas são caracterizadas como bases, neutras, ou ácidas. Isso será possível através da medição do PH de ada solução.

Introdução

A medição de pH consiste em determinar o potencial do íon hidrogênio em uma solução. Usamos três métodos para descobrir se algumas soluções (HCL, H2O, NaOH, NH4OH e CH3COOH) eram básicas, neutras ou ácidas.

Iniciamos a primeira experiência com a utilização de fitas de um papel de constituição especial, que quando emergido em uma substancia de pH desconhecido altera sua cor original para a cor que indica o pH, tendo um valor mais exato quando comparado à tabela.

Na segunda experiência utilizamos a pipeta volumétrica e o béquer transferindo 5 ml de cada solução para os tubos de ensaio e adicionamos fenolftaleína que quando adicionada em meio alcalino (básico) se torna rosa, ou se a substancia for de natureza ácida ou neutra ela permanece incolor a substancia.

E na 3ª experiência utilizamos o “Phgâmetro” para resultar a diferença de potencial (ddp), uma técnica mais precisa e exata como veremos a seguir.

A escala de pH é definida de 0 a 14, onde 7 é neutro, de 7 para baixo é ácido e de 7 para cima é básico como mostra nos experimentos.

Materiais utilizados:

Pipeta volumétrica e pêra:

Béquer:

Soluções químicas:

Água (H20). Hidróxido de sódio(NaOH). Hidróxido de amônio(NH4OH). Ácido Clóridico(HCl). Ácido acético (CH3COOH).

Tubo de ensaio:

Pipeta de Pasteur:

Fitas (papéis):

Experimento 1:

No primeiro processo colocamos as substâncias nos béqueres, mergulhamos as fitas na solução e, assim que mudaram de cor, comparamos com a tabela que nos foi dada. Os resultados obtidos foram:

Papel indicador de pH mergulhado em água.

pH: 7 (Solução Neutra)

Papel indicador mergulhado hidróxico de amônio.

pH: 10 (Solução Básica)

Papel indicador mergulhado em ácido clorídrico.

pH: 0 (Solução Ácida)

Papel indicador mergulhado hidróxico de sódio

pH: 13 (Solução Básica)

Papel indicador mergulhado ácido acético.

Resultante em pH: 2 (Solução ácida)

Experimento 2

Nas substâncias NH4OH e H2O usamos a pipeta volumétrica para medir 5 ml e transferir para o tubo de ensaio, nas substâncias seguintes CH3CHOO, HCL e NaOH usamos a pipeta de Pasteur transferindo inicialmente 3ML e depois 2ML resultando em 5ML, e passamos essa quantidade para o tubo de ensaio.

Após essa transferência adicionamos a cada tubo de ensaio 1 (uma) gota de fenolftaleína para resultar na cor rosa se a solução for básica.

Assim resultando: NaOH = Básico (Rosa), CH3COOH = Ácido ou Neutro (Incolor), HCL = Ácido ou Neutro (Incolor), NH4OH = Básico (Rosa) e H2O = Ácido ou Neutro (Incolor).

Água (H20).

Reação: “neutro”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com