TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICRO-RELATÓRIO

Projeto de pesquisa: MICRO-RELATÓRIO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO DE MICRO

INTRODUÇÃO

Os micróbios foram de grande importância para a evolução das condições de vida na Terra, para demonstrar seu crescimento rápido em praticamente todos os ambientes da Terra, criamos vários ecossistemas para alojar diferentes microbiotas em função das condições ambientais. Com isto, vamos perceber como os micróbios foram se adaptando e modificando o ambiente no planeta, ao longo do tempo. Além disso, vamos ver por meio prático, as associações que os micróbios vivem, chamadas biofilmes.

OBJETIVOS

o Demonstrar que a diversidade de populações microbianas se desenvolve de acordo com as condições nutricionais e físico-químicas (luz e temperatura) encontradas nos ambientes, ao longo do tempo.

o Descrever a forma de associação que os micróbios utilizam para formar comunidades e, assim, sobreviver na Natureza.

MATERIAIS

o fita adesiva;

o uma garrafa de plástico transparente de 2 litros, para cada experimento;

o caneta de retroprojetor;

o dois baldes pequenos;

o papel-toalha;

o um funil (pode ser o gargalo de uma garrafa de refrigerante);

o uma xícara ou caneca;

o cinco xícaras de lama ou de terra, recolhidas dos seguintes locais: Barro da rua e terra próxima ao curral;

o cinco xícaras de água, dos seguintes ambientes: água do rio e água da chuva retirada de uma poça;

o folhas de jambo e bananeira, normais e secas;

o lâminas para microscopia;

o lamínulas para microscopia;

o microscópio óptico;

o uma colher de sopa de giz branco polvilhado;

o uma colher de sopa de gesso polvilhado.

PROCEDIMENTOS

1 – Preparar as garrafas usando terra dos locais diferentes.

1.1. Coloque as cinco xícaras de terra em um balde pequeno. Cate todos os galhos, folhas e pedras. Mexendo bem com a colher, acrescente água lentamente até que a terra adquira a consistência de nata grossa. Acrescente à mistura as folhas picadas (de jambo para a mistura com o barro e de bananeira para a mistura da terra do curral) e uma colher de sopa de gesso pulverizado (usei gesso porque não tinha giz). Misture os conteúdos suavemente. Deixe em repouso por 10 minutos para que os novos ingredientes absorvam a água. Tenha certeza de que a mistura possui uma consistência que a permita passar facilmente pelo funil. Se houver necessidade acrescente mais água.

1.2. Faça um rótulo para a garrafa, anotando o local de origem da terra, e a natureza da água reutilizada. Fixe o funil na boca da garrafa com fita adesiva.Segure com firmeza no lugar. Vá acrescentando a mistura de lama ou terra na garrafa até atingir a altura de aproximadamente um centímetro (1cm). Bata gentilmente a base da garrafa na mesa, uniformizando a mistura. Repita esse procedimento até a mistura alcançar quatro ou cinco centímetros antes do topo da garrafa. Tampe-a.

1.3. Foram feitas 4 garrafas, sendo duas delas feitas com o mesmo material (barro, água do rio e folha de jambo), expondo uma a luz e a outra não. As outras duas garrafas também foram feitas com o mesmo material (terra do curral, água da chuva e folha de bananeira), expondo também uma a luz e outra não.

2. Criação de Biofilme: Foi separado em um recipiente um pouco do material das garrafas 1 e 2 (barro, água do rio e folha de jambo), e em outro recipiente foi colocado parte do material das garrafas 3 e 4 (terra do curral, água da chuva e folha de bananeira). Enterrei em cada um dos recipientes 3 lâminas para microscopia e deixei em repouso em local fresco, seco e sem incidência de luz direta. A observação dessas lâminas serão feitas no dia 12/05/12.

RESULTADOS

As garrafas foram fotografadas no dia em que foram feitas (05/12/12), para que os resultados pudessem ser comparados de acordo com o que viesse a surgir:

As garrafas foram feitas no dia 05/02/12, e observadas a cada dois dias. Foram confeccionadas com o gesso em pó por falta de giz no momento da confecção. Imaginei que não fosse diferenciar tanto nos resultados porque o gesso (gipsita) tem uma composição química similar a do giz, então resolvi experimentar.

A partir daqui as garrafas serão citadas apenas como números, então segue abaixo a listagem com os números, seus respectivos conteúdos e a que condição que foram expostas:

1 - Confeccionada com barro da rua, água do rio e folhas de jambo verdes e secas. Foi exposta a luz indireta.

2 - Confeccionada com barro da rua, água do rio e folhas de jambo verdes e secas. Ficou no escuro.

3 - Confeccionada com terra do curral, água da chuva e folhas de bananeira verdes e secas. Foi exposta a luz indireta.

4 - Confeccionada com terra do curral, água da chuva e folhas de bananeira verdes e secas. Ficou no escuro.

→ 1ª semana (05/02 a 11/02):

Nesta semana as mudanças não foram muito aparentes. Foi observado apenas formação de bolhas, provenientes do metabolismo microbiano, na superfície do conteúdo das garrafas de nº 1 e 2 e algumas ao longo das de nº 3 e 4.

→ 2ª semana (12/02 a 18/02):

Nos primeiros dias dessa semana, notei o aumento de volume nas garrafas de nº 3 e 4, e umas pequenas larvinhas subindo pela superfície das mesmas. No dia 17/02, notei o aparecimento de pequenas colônias brancas na superfície do conteúdo da garrafa 4 que estava no escuro, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com