TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOVIMENTOS SOCIAIS, UM MOVIMENTO DO POVO

Por:   •  10/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

ALUNO/A: IVONETE APARECIDA SILVA DE OLIVEIRA OSÓRIO RU: 1949949

RELATÓRIO DE PESQUISA

Portfólio

ITAPEVI – SP

[pic 1]

Modelo Folha de Rosto


INTRODUÇÃO

Esse trabalho apresenta o conceito de Movimento Social, que pode ser apontado de maneira coletiva de algum grupo organizado com o objetivo de proporcionar mudanças sociais através de confrontos políticos, dento de uma sociedade e contexto específico.

Assim sendo, entende-se que além da existência de instituições democráticas, a sociedade civil tem papel fundamental nesses movimentos sociais, à medida que se manifesta e reivindicam seus direitos, cobrando transformações, mudanças e expressando o quão o povo está satisfeito ou não com as medidas empregadas por seus governantes.

É acerca desse assunto que vamos discorrer esse trabalho.

MOVIMENTOS SOCIAIS, UM MOVIMENTO DO POVO.

A consolidação de um movimento social se dá através de uma organização bem elaborada e com demanda de recursos e pessoas comprometidas a alcançar mudanças sociais através do embate político.

Com a atuação política, os cidadãos atingem sua autonomia, muito importante para a emancipação social.

A participação é um processo de vivência que imprime sentido e significado a um movimento social, desenvolvendo uma consciência critica e gerando uma cultura política nova.         (GOHN, Maria da Glória, Sociedade Civil no Brasil: movimentos sociais e ONGS 2003, P.30).

Maria da Glória Gohn descreve o movimento social como ações coletivas de caráter sócio política e cultural que possibilitam formas diferentes da população de se organizar e exprimir suas demandas.

A participação cidadã é lastreada num conceito amplo de cidadania, que não se restringe ao voto mais ao direito à vida do ser humano como todo. Por detrás dele há outro conceito, o de cultura cidadã, fundado em valores éticos universais, impessoais. (GOHN, Maria da Glória, Movimentos Sociais na Contemporaneidade, 2011, P.241).

O fato de se ir às ruas protestarem não se caracteriza um movimento social. Para isso, os motivos de forma geral são consequência da insatisfação popular diante da má gestão dos líderes políticos eleitos pelo próprio povo, que reivindicam ações efetivas para os quais foram designados, como a área da educação, saúde, segurança, habitação, saneamento básico, entre tantas outras necessidades de melhorias não atendidas, deixando um povo indignado e levando-os a realizar essas ações coletivas como passeatas, marchas, denúncias etc.

Na cidade de Cotia, por exemplo, o movimento social mais atuante é a APEOESP – Sindicato dos professores do ensino oficial do estado de São Paulo, fundado em 13 de janeiro de 1945, entidade sem fins lucrativos, integrada por docentes e especialistas em educação nas redes públicas do estado de São Paulo.

A princípio a APEOESP prestava um atendimento assistencialista e todas as lutas da categoria eram encaminhadas ao departamento jurídico.

Os anos 1976 e 1977 foram decisivos para a mudança da direção da APEOSP. Um grupo de professores dessa fase de reorganização se constituiu em liderança, os que eram ligados ao MUP- Movimentos de união dos professores e ao MOAP – Movimento de oposição aberta dos professores, embora atuassem inicialmente mais na rede particular, identificaram-se com a luta pela retomada do movimento da categoria. Esses grupos mantinham algumas atividades conjuntas, como coleta de assinaturas para o abaixo assinado solicitando assembleias para discussão das reivindicações.

As responsabilidades de encaminhamento passam então a ser distribuídas entre os professores, respeitando suas regiões de trabalho, o que acabou por constituir o que é hoje as regionais da grande São Paulo.

As principais finalidades dessa entidade são: defender os interesses diretos, individuais ou coletivos da categoria profissional que representa, inclusive nas instâncias judiciais e administrativas competentes, desenvolver e organizar encaminhamentos conjuntos visando à unidade e a unificação de todas as entidades representativas dos trabalhadores em educação, no âmbito do ensino público, lutar juntamente com outros setores da população, pela melhoria do ensino publico e gratuito. É o sindicato que em nome dos associados, negociam com o governo questões salariais, profissionais e educacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com