TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MTA - METODOS DE PESQUISA

Exames: MTA - METODOS DE PESQUISA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 2

MÉTODOS DE PESQUISA

1. A atual exigência da melhoria da produção do texto escrito atinge diretamente as instituições educacionais. Com isto, o questionamento do papel da universidade sobre a sua função na sociedade se faz necessário para que ocorra, a partir da produção textual dos alunos universitários, a melhoria desejada. A Universidade existe para cumprir 3 funções básicas:

R: A-ensino, pesquisa e extensão Justificativa:

2. O desenvolvimento e os resultados da pesquisa básica são difundidos por comunicação em revistas, congressos e livros. Esta é a importância da textualidade para a comunicação do conhecimento produzido. É pela linguagem que o pesquisador docente tem acesso ao conhecimento científico. Esse fato relaciona a linguagem à:

R: B-produção e à difusão da ciência

3. A pesquisa acaba assumindo uma tríplice dimensão. De um lado, tem uma dimensão epistemológica: perspectiva do __________________________________, só se conhece construindo o saber, ou seja, praticando a significação dos objetos. De outro lado, assume ainda uma dimensão pedagógica: a perspectiva decorrente de sua relação com a __________________________________________. Ela é necessária para o processo de ensino/ aprendizagem, só se aprende e só se ensina pela efetiva prática da pesquisa.

R: A-conhecimento / aprendizagem

4. Uma psicóloga tinha um paciente com neurose e queria pesquisar toda sua história fora e dentro da clínica, escrevendo todos os resultados que havia colhido durante as sessões de terapia. Qual é o tipo desta pesquisa?

R: A-estudo de caso

5. Assinale a alternativa incorreta:

R: D A pesquisa experimental é a mais utilizada nas ciências humanas

6. A busca de dados reais, no ambiente em que se desenvolve o fenômeno estudado, bem como a descrição da metodologia utilizada durante o processo de investigação científica, fazem parte do que se chama de:

R: pesquisa de campo

7. O texto eletrônico permitirá ao homem o sonho da biblioteca universal. Como poderemos conceituar esta nova biblioteca?

R: Biblioteca universal é uma biblioteca sem muros e sem fronteiras, tornando disponível todo o patrimônio escrito dos documentos e conhecimentos da humanidade.

8. A partir da definição de “Documento”, assinale a alternativa que não corresponde a uma fonte de informação para pesquisa documental. “Qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova. Inclui impressos, manuscritos, registros audiovisuais e sonoros, imagens, sem modificações, independentemente do período decorrido desde a primeira publicação. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023, 2000).

R: D- Artigos científicos

9. Quaisquer que sejam as distinções que se possam fazer para caracterizar as várias formas de trabalhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com