TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATERIAL E MÉTODOS DE PESQUISA

Exames: MATERIAL E MÉTODOS DE PESQUISA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2013  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  1.459 Visualizações

Página 1 de 4

MATERIAL E MÉTODOS DE PESQUISA

Aqui são expostos os procedimentos que serão adotados, devendo-se citar a área de estudo e o material biológico e não biológico a ser utilizado. A metodologia deve ser descrita de tal forma que o leitor seja capaz de reproduzir o trabalho realizado pelo aluno. Caso a metodologia seja compilada de outro trabalho, este deve ser citado.

Os métodos/técnicas são escolhidos de forma que eles colaborem para que os objetivos propostos anteriormente sejam cumpridos.

Uma metodologia científica contempla:

Abordagem (ou Natureza) da Pesquisa

Pesquisa Qualitativa

Busca informações mais profundas e ricas a respeito de um assunto, sendo utilizada quando se deseja entender detalhadamente (saber o porque) sobre determinados assuntos / temas. Os dados são analisados e interpretados sem representação numérica ou percentual, trabalha com amostra de pequeno número de casos e não representativos e seu resultado desenvolve uma compreensão inicial.

Pesquisa Quantitativa

É aquela que reúne, registra e analisa todos os dados numéricos, gerando informações estatísticas, sendo usada quando se quer medir opiniões, reações, sensações, hábitos e atitudes de um universo muito grande (público-alvo), ou dimensionar problemas, soluções e oportunidades. É feita através de amostra que o represente de forma estatisticamente comprovada.

Tipos de Pesquisa (de acordo com os Objetivos)

Pesquisa Exploratória

Proporciona familiaridade com o problema e explora informações já existentes, utilizando as técnicas de pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas ou de estudo de caso e busca apenas levantar informações sobre um determinado objeto/assunto, não utilizando técnicas quantitativas.

Pesquisa Descritiva ou Descritiva Estatística (se a abordagem for Quantitativa)

A pesquisa Descritiva procura fazer uma descrição densa, profunda, compreendendo o processo no todo, mas não busca explicações ou soluções, mas sim, levantamentos de opiniões, crenças, preferências, hábitos, costumes, etc. Utiliza técnicas como entrevistas, questionários e/ou observação sistemática. Podem ou não utilizar-se de técnicas estatísticas.

Pesquisa Explicativa

Além de registrar e analisar os fenômenos/fatos estudados, busca identificar suas causas e explicar a razão e o porquê das coisas, por isso mesmo é a mais complexa. Utiliza-se do método experimental/matemático ou da interpretação dos métodos qualitativos.

Métodos de Pesquisa (Procedimentos)

Pesquisa Bibliográfica

Os textos já existentes tornam-se fontes dos temas a serem pesquisados - livros, revistas técnicas, publicações periódicas, estudos científicos (teses, monografias, artigos), etc.

Pesquisa Documental

São considerados "documentos" todo tipo de material ainda bruto, sem tratamento analítico - ainda como matéria prima, como jornais, fotos, filmes, gravações, documentos legais, fichas/prontuários de atendimento/tratamento, etc..

Pesquisa Experimental

Coloca o objeto de estudo em condições técnicas de observação e manipulação experimental nas bancadas e pranchetas de um laboratório. Este tipo de pesquisa pode contar com experimentos "só depois"; "antes - depois" com um ou dois grupos

Pesquisa Ex-Post-Facto

Experimento que é realizado depois dos fatos, sendo os fatos espontâneos, e não controlados, como na Pesquisa Experimental.

Análise de Conteúdo

Trata-se de compreender criticamente o sentido manifesto ou oculto dos discursos pronunciados em diferentes linguagens: escritos, orais, imagens, gestos.

Levantamento

Solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para obter-se as conclusões correspondentes aos dados coletados, de forma quantitativa.

Estudo de Caso

Caracterizado por estudo profundo e exaustivo de um ou mais objetos, de maneira que permita o seu amplo e detalhado conhecimento, sendo necessário que exista várias fontes de evidência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com