TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Massa Molar

Ensaios: Massa Molar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 3

Química Inorgânica II

Massa Molar

Definição de Massa Molar

A massa molar é a massa em gramas de um mol de entidades elementares – átomos, moléculas, íons, elétrons, outras partículas ou outros grupos específicos de tais partículas. É representada pela letra "M" e expressa na unidade g/mol.

Relação entre massas atômica e molar

A massa molar de um elemento químico ou de uma substância é numericamente igual à massa atômica desse elemento ou do total das massas atômicas componentes da substância em unidades de massa atômica. Desta forma, conhecendo-se a massa atômica de um elemento (expressa em unidades de massa atômica, u.m.a.) ou dos elementos constituintes da substância, sabe-se também a sua massa molar – expressa em g/mol. [1]

Ex.: a massa atômica total da substância água, H2O = 18 u.m.a., logo M = 18 g/mol - massa de 6,02 x 1023 moléculas de água, do total de seus átomos.

Raramente as molares são listadas em tabelas, pois podem ser calculadas a partir das massas atômicas padrões, frequentemente listadas em catálogos químicos, tabelas periódicas ou em MSDS(Fichas de Segurança de Material). As massas molares normalmente variam entre:

1–238 g/mol para átomos de elementos que ocorrem naturalmente;

10–1000 g/mol para compostos químicos simples;

1000–5,000,000 g/mol para polímeros, proteínas, fragmentos de DNA, etc.

Volume Molar

Volume molar é a razão entre o volume e a quantidade de matéria. Equivale ao volume ocupado por 1 mol de entidades elementares (átomos, moléculas, íons, grupos específicos, partículas, etc.). A unidade de medida correspondente no SI é o metro cúbico por mol (m3/mol) porém as medidas mais usuais são o centímetro cúbico por mol (cm3/mol), o mililitro por mol (mL/mol) e o litro por mol (L/mol).

Rendimento Químico e Grau de Pureza

Em Química, o rendimento (ou rendimento químico ou ainda rendimento da relação) é a quantidade de produto obtido numa reação química.

Quando se diz que determinada reação tem rendimento igual a n%, isso significa que, para cada 100 partes de substancia que se esperava obter teoricamente, como produto da reação, obtiveram- se na realidade apenas n partes.

O rendimento absoluto pode ser dado em gramas ou moles (rendimento molar). O rendimento fracional ou relativo, que serve para medir a eficácia de uma reação de síntese, é calculada dividindo-se a quantidade de produto obtido, em moles, pelo rendimento teórico, também em moles:

Para se obter um rendimento em percentagem, o resultado é multiplicado por cem (por exemplo, 0,673 corresponde a 67,3%).

Um ou mais reagentes são normalmente usados em excesso numa reação química. O rendimento teórico é portanto calculado com base na quantidade molar do reagente limitante, tomando-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com