TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Aplicada

Dissertações: Matematica Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

Roteiro De Preparação Para Negociações Salariais

Para pleitear uma negociação salarial, é preciso ter argumentos concretos e preparação (planejamento). No caso da situação problema proposta na ATPS, o “não”, provavelmente, nunca seria a resposta desejada. Mas um bom negociador deve ter uma alternativa, ou um plano “B” para qualquer situação. Transformando isso em uma resposta positiva.

O gestor pode ser pego de surpresa e não ter tempo de pensar em qual a melhor desculpa para NÃO dar o aumento, então às palavras pode ser desmedido e deixar o funcionário em estado de “choque”. A reação teria que ser controlada e, por meio disso, partir para saber o porquê da resposta negativa. Em uma negociação salarial, é importantíssimo ser sincero e não ter vergonha de dizer o que realmente se quer; expor as qualidades (sem exageros); deixar sempre bem claro a necessidade de crescimento e desenvolvimento profissional na empresa. Fazer uma pesquisa de mercado antes desse momento também ajuda. Vale consultar cadernos de empregos dos jornais, falar com amigos ou familiares que exerçam a mesma função. Assim como refazer o currículo comparando-o com os de outros profissionais. Estar preparado e cercado de todas as informações possíveis antes de negociar o salário. Para melhor administrar a situação e seus imprevistos, deve-se estar preparado antes, tentando entender o lado do gestor e de como a situação pode ser contornada. O ideal é colocar argumentos na mesa e não deixar brechas para possíveis perguntas inesperadas. Assim como destacar os pontos fortes do último ano e como foi o desempenho de funções de alta responsabilidade, a dedicação à empresa ou, até mesmo, como colaborar ainda mais e melhor adquirindo um incentivo e reconhecimentos.

Alguns Questionamentos Importantes Para A Negociação (Planejamento):

A importância do dinheiro para sua vida (particular):

Realmente, essa pergunta é importante, pois nela que basearemos a nossa preparação. Temos que falar para a pessoa que nos dará aumento a verdade, claro, com bons argumentos para uma melhor aceitação da mesma. E, referindo-se a vida pessoal, não dá para inventar, pois se o gestor acabar descobrindo que se trata de uma mentira será complicado e embaraçoso. O ideal é articular isso na hora de negociar, ou seja, evitar falar dos problemas pessoais. Separar por completo qualquer assunto de natureza pessoal, como o orçamento do supermercado ou o colégio das crianças. Um pedido de aumento salarial acompanhado de um drama pessoal é a desculpa mais utilizada pelos funcionários.

O desempenho profissional no ambiente de trabalho para merecer um aumento:

Fazer uma lista, colocando as tarefas agregadas nos últimos tempos: Você assumiu novas responsabilidades, trabalhou duro e dedicou-se totalmente a empresa para a qual trabalha. Está sentido uma carga maior de responsabilidade, dedicando seu tempo de intervalos para resolver tarefas que não caberiam a você, faz com boa vontade e dedicação o que lhe pedem; esta sendo proativo. É preciso saber se já esta na hora de pedir um aumento.

Para um profissional descobrir isso, um passo importante é verificar o quanto tem participado da evolução da empresa. Para fazer jus a um aumento de salário, é necessário que uma pessoa não apenas execute bem as tarefas sob sua responsabilidade, mas é preciso que ela agregue valores à empresa, que contribua não só com a sua sobrevivência, mas também da empresa onde trabalha.

O objetivo dentro da empresa:

É importante salientar o quanto significativo será esse aumento para sua carreira, a ascensão profissional que terá nesta nova posição, entre outros aspectos. Coloque os pontos positivos que o empregador terá com o seu aumento salarial, e também onde você pretende chegar com essa nova remuneração. Deixe claro que seu desempenho será o mesmo, ou melhor, se conseguir essa promoção salarial. Faça também uma pesquisa de mercado, analisando suas necessidades, estabeleça um nível para salário e benefícios adicionais. Este nível deve ser razoável. Certifique-se que sua proposta atende às suas expectativas, para não ter problemas futuros. Tenha argumentos e justifique-os para defender sua proposta, como habilidades, experiência e competência. Provavelmente o seu oponente irá tentar escapar da sua proposta.

Mantenha-se firme e tente fazer com que ele chegue perto do que você espera, mas não de o braço a torcer logo no começo com ofertas mais baixas do que a esperada. Evite ameaças e outros comportamentos bruscos. Deixe a pessoa saber que você vai ouvir e procurar entender o ponto de vista da empresa. Mostre que você espera o mesmo. Assim, os lados trabalham em conjunto para chegar a um acordo.

Caso ocorra um impasse ou a resposta negativa, crie possíveis soluções e coloque-as na mesa. Sem compromisso formal, empresa e candidato podem decidir qual é a mais vantajosa para os dois lados. Você não deve levar em conta apenas o aumento salarial em si, mas outros tipos de compensação também podem ser levados em consideração - como divisão de lucros, ações, bônus, mais responsabilidade, uma agenda de promoções, férias maiores ou horários flexíveis. Procure estabelecer um critério objetivo, pois é mais fácil persuadir alguém com essa tática. Por exemplo: prêmios por experiência, competência ou tempo de casa. Escolha um momento oportuno para conversar com a chefia. Evite falar assim que retornar das férias ou depois do dissídio anual. Aproveite a abertura de quando o seu trabalho é constantemente elogiado, não só pelos superiores, mas também pelas pessoas dos outros departamentos. Saiba se sua empresa esta em um momento bom ou se no último ano ela acumulou um prejuízo enorme, mesmo que você seja o melhor funcionário, dificilmente conseguirá alguma coisa.

Nunca solicite um aumento com coisas do gênero “recebi uma proposta mais interessante do que tenho aqui”. Pois, se não tiver proposta nenhuma você pode queimar sua imagem. Haja como um profissional, e de modo algum leve para o lado pessoal as argumentações, como: “acho que você não aprecia meu trabalho” ou “a empresa não me reconhece”, mesmo porque seu interlocutor é seu chefe. Seja firme, prudente, controle a ansiedade, saiba ouvir e só falar no momento certo, foque seu interesse, tenha critérios, seja sempre objetivo. O mais importante: Tenha respeito pelo os seus superiores, tenha educação com os seus colegas de trabalho e se depois disso você não conseguir um aumento salarial, acredite que o reconhecimento e o respeito você receberá.

CONCLUSÃO

Observamos que relacionamentos efetivos e eficazes no campo profissional só surgem quando as relações são éticas e beneficiam ambas as partes. Por isso, é essencial estudar o processo de negociação, planejar-se, ser um bom estrategista, bom comunicador e ouvinte, fazer as perguntas certas sabendo gerir conflitos, para, finalmente conseguir um acordo que seja bom para ambas as partes e que deixe possibilidades de novas futuras negociações.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CALDAS, Cícera das Dores de; SILVA, Glicério Fernandes da; PESSOA, Eliana.

Estilos de Negociadores: uma análise inicial. www.administradores.com.br/informe-se/artigos/estilos-denegociadores-uma-analise-inicial/24850/

Definições de negociação. http://onegociador.com.br/biblioteca/archives/155.

RIBEIRO, Claudia. Técnicas de Negociação e de Contratação.

GUIRADO, Francisco. Definições de negociação. Biblioteca de Negociação. 2009.

CANDELORO, Raúl. As 7 habilidades do bom negociador. Disponível em:

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/as-7-habilidades-dobom-negociador/30384/.

BITTENCOURT, Francisco. O ato de negociar, reflexões sobre a preparação. Disponível

em: http://www.institutomvc.com.br/costacurta/artFB_Ato_de_Negociar.htm.

MARTINELLI, Dante P.; GUISI, Flávia A. Negociação: aplicações práticas de uma abordagem sistêmica. São Paulo: Saraiva, 2010.

...

Baixar como  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »