TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Aplicada

Projeto de pesquisa: Matematica Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.016 Palavras (25 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 25

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

CURSO – CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Matemática Aplicada

Patrícia Viana Rocha – RA: 2328395244

Rosilene Correia de Sousa Cury – RA: 2306300332

Renata Pereira Rodrigues – RA: 3317505677

Lucineide Gonçalves de Guimarães – RA: 2327415858

Marinângela do Carmo Pereira – RA: 3343563894

Rosângela Xavier do Carmo – RA: 2353469551

Belo Horizonte/MG

Março/2012

ETAPA 1

Essa atividade é importante para que o aluno, contextualizando seus conhecimentos sobre as profissões, verifique que existem formas de compreensão da interpretação dos dados conforme a quantidade de oferta, locais e instrumentos de busca. Os dados envolvem questões analíticas teóricas e subjetivas no momento da apresentação da pesquisa.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1

Fazer um levantamento sobre as profissões de nível médio ou superior em jornais de grande circulação, nas seções que tratam das ofertas de emprego.

Enumerar as 10 (dez) profissões mais requisitadas, tabulando os dados coletados e apresentando os resultados percentuais relativos às ofertas de emprego.

FONTE: JORNAL ESTADO DE MINAS

1- Auxiliar Administrativo

2- Auxiliar Escritório

3- Corretor de Imóveis

4- Auxiliar Contábil

5- Assistente RH

6- Auxiliar de Departamento De Pessoal

7- Consultor de Vendas

8- Auxiliar Financeiro

9- Representante Comercial

10- Vendedor Externo

Passo 2

Escolher uma das profissões mencionadas e pesquisar sobre suas características e/ou habilidades exigidas.

- AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Executar com competência as tarefas administrativas de qualquer empresa ou negócio. Conhecer as rotinas e as etapas do processo de gestão de uma empresa é a característica principal dessa função.

A necessidade de profissionais com uma visão mais ampla de mercado e com possibilidades de crescimento dentro de uma organização faz com que o auxiliar administrativo seja bem mais valorizado.

As habilidades normalmente exigidas são: ensino médio completo ou superior incompleto e informática. A experiência em rotinas administrativas também é um ponto positivo para o candidato.

Passo 3

Realizar uma entrevista com um profissional da área pesquisada, seguindo roteiro abaixo:

-Nome: PATRICK GREGÓRIO ROCHA

-Empresa onde trabalha e tempo de atuação na profissão; YES ALUGUEL DE CARROS – 03 ANOS

-Atividades básicas da profissão: ROTINAS ADMINISTRATIVAS E ORGANIZAÇÃO DE PROCESSOS

-Média salarial do profissional na área: R$ 900,00

-Cursos de formação e aperfeiçoamento: SUPERIOR EM ANDAMENTO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. INFORMÁTICA BÁSICA, EXCEL AVANÇADO, FANTASTICO ATENDIMENTO E POSTURA E ETIQUETA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Estudar, fazer um curso superior, pegar o diploma, arrumar um bom emprego, trabalhar por algumas décadas, se aposentar e curtir a vida. Esqueça tudo isso, este era o cenário para o trabalhador de antigamente. Muitas coisas mudaram e continuam em contínua evolução.

O diploma de um curso superior já foi garantia de emprego, até meados da década de 70; hoje não é mais. Pensar que após o término da faculdade você está "livre" do estudo é simplesmente decretar a morte da sua carreira profissional. Hoje precisamos estar sempre estudando, sempre nos atualizando. Estamos vivendo a "era da informação, da velocidade e da orientação para resultados". Muitas vezes, ficamos atônitos com a rapidez com que as mudanças acontecem. Já não basta mais sermos especialistas em uma única área: Engenharia, Administração, Economia, Direito, etc. Precisamos "entender do negócio", isto é, conhecer todos os aspectos relacionados com o ramo da empresa onde trabalhamos, senão como poderemos aplicar nossos conhecimentos em benefício da empresa, ou em outras palavras: gerar resultados.

Existem conhecimentos que são fundamentais, independente da área em que você atue. Conhecimentos de informática, tais como: saber utilizar um bom redator de textos (normalmente o Microsoft Word), saber utilizar uma boa planilha eletrônica (normalmente o Microsoft Excel) e, principalmente, saber utilizar os recursos disponibilizados pela Internet. O conhecimento de idiomas também é muito importante. O inglês ainda é o mais importante, seguido de perto, para nós brasileiros, pelo Espanhol. Pode ser que, para a sua profissão/cargo atuais, não seja obrigatório o conhecimento de idiomas mas, com certeza, o domínio de um ou mais idiomas estrangeiros será um diferencial importante. Se você ainda não domina os fundamentos da informática e, pelo menos, o idioma Inglês, já está mais do que na hora de começar, nada de ficar "procrastinando", ou seja: "de ficar deixando para depois, "empurrando com a barriga". Nem pense em deixar para depois.

Habilidade na comunicação quer seja para escrever, falar ou fazer apresentações são fundamentais. Independente da função, o profissional atual deve dominar as técnicas de redação, o que inclui um bom vocabulário e um bom conhecimento da nossa Gramática. Desde a elaboração de relatórios, projetos e memorandos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com