TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medida Socioeducativa Meio Aberto

Por:   •  8/11/2021  •  Resenha  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2

MINISTERIO DA CIDADANIA

CURSO : MEDIDA SOCIOEDUCATIVA -MEIO ABERTO

Este curso trouxe a questão dos desafios a serem enfrentados pelo Estado e a sociedade em relação as medidas socioeducativas no regime meio aberto. Um desses desafios está relacionado a como estruturar um serviço de medidas socioeducativas no município de forma a atender às normativas estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, assim como, pactuar junto às diferentes políticas intersetoriais as responsabilidades comuns no atendimento às diversas vulnerabilidades que o público infanto-juvenil apresenta.

Quando analisados os casos de violência no país, é notório um expressivo aumento na prática de condutas ilícitas, principalmente, com a participação de crianças e adolescentes, resultado de fatores, sociais, morais e psicológicos, que acabam por influenciar na realização da prática delituosa. Contudo, ao realizar o estudo da ocorrência e apuração do ato infracional e a essência da aplicação das medidas socioeducativas, percebe-se que, em muitas dessas averiguações, haveria a possibilidade de medidas alternativas, em substituição das que tem por requisito a privação da liberdade, como as medidas socioeducativas em meio aberto, que abrangem a obrigação de reparar o dano, prestação de serviço à comunidade e a liberdade assistida. Dentre as diversas soluções que são apresentadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, a medida socioeducativa de Liberdade Assistida, prevista no art. 118 e119 do ECA, se apresenta como a mais importante entre todas as outras medidas, tendo em vista que permite que o adolescente a cumpra em liberdade junto com a sua família, tendo a supervisão sistemática do Juízo da Vara da Infância e Juventude e da comunidade.

Geralmente, os adolescentes que cometem atos infracionais têm direitos violados; possuem baixa escolaridade e defasagem idade/série; trabalho infantil nas piores formas como aliciamento para o tráfico de drogas; ou envolvidos em atos de violências.

O tema abordado por este curso foi de suma importância para a minha formação profissional, visto que, como futura Assistente Social devo conhecer a LEI 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente para que eu possa realizar um trabalho interdisciplinar, principalmente no que se refere aos direitos fundamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com