TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melhoramento Genético Como Ferramenta Para O Crescimento E O Desenvolvimento Da Ovinocultura De Corte

Dissertações: Melhoramento Genético Como Ferramenta Para O Crescimento E O Desenvolvimento Da Ovinocultura De Corte. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 4

Melhoramento genético como ferramenta para o crescimento e o desenvolvimento da ovinocultura de corte.

A ovinocultura de corte ainda busca se estabelecer no Brasil, visto que a produção ainda é pequena e não faz frente aos seus grandes concorrentes e também produtores de carne, tais como: à bovinocultura, à suinocultura e à avicultura. Para que uma atividade pecuária cresça e se estabelece de forma forte e competitiva só atenção com saúde, alimentação, reprodução e o manejo não são suficientes, mas também o melhoramento genético animal é imprescindível, entendendo que suprida às necessidades biológicas do animal a produtividade esbarra nas limitações genéticas da raça, dessa forma o melhor caminho é submeter esses animais a um sistema de melhoramento genético.

A genética quantitativa e a genética molecular constituem alicerces ¬¬-de fundamental importância para o melhoramento dos animais domésticos. A genética quantitativa estuda a herança das diferenças entre os indivíduos, as quais são os recursos da seleção natural e artificial (Falconer e Mackay, 1996).

Assim o melhoramento genético animal pode ser conceituado como um conjunto de ações que objetivam a seleção de pares geneticamente privilegiados para acasalar, com o intuito de gerar descendentes também com uma carga genética privilegiada sempre objetivando o aumento da produtividade. Para atingir tal finalidade o homem dispõe de duas ferramentas básicas: a seleção de progenitores e os métodos de acasalamento (Facó e Villela, 2005). Existem dois tipos de seleção, a primeira é a natural que ocorre sem a interferência humana e a segunda é sem a interferência humana tem por grande característica um tempo bem menor para que se apareçam os resultados, ou seja uma maior eficiência.

Quando se fala em acasalamento visando um melhoramento genético existem duas formas mais adoptadas: o cruzamento e a endogamia que é o cruzamento de animais com algum grau de parentesco. É necessário expor que só a aplicação dessas duas técnicas não garantem um grande resultado, pois a linhagem genética disponível e distribuída no rebanho pode não ser a ideal, assim faz-se necessário e obrigatório a utilização de material genético de excelência.

Assim a única forma de conseguir material genético de confiança é através do estudo das características de um grande número de animais, ou seja, um grande e respaldado banco de dados, dessa forma é necessário que no Brasil se adote uma escrituração zootécnica rigorosa, onde se exija as anotações de controle do rebanho, com ficha individual para cada animal, contendo sua arvore genealógica, ocorrências, desempenho, datas, condição e extensão do nascimento, coberturas, partos, enfermidades, mortes, descartes, registros de desempenho produtivo, medidas morfométricas, como altura, comprimento e circunferência escrotal, condição corporal e medidas de tipo e conformação.

Só após a adoção de todas essas medidas e a formação de um grande banco de dados, será possível realizar avaliações genéticas de modo que os valores genéticos de cada animal possa ser expresso na forma de Diferença Esperada na Progeniê (DEP), isso para cada característica que se julgar útil. No mundo todo usa-se a DEP para comparar o quão boa é a genética de um animal em comparação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com