TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Mercado De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  3.713 Palavras (15 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 15

O CONTADOR E O MERCADO DE TRABALHO

Apresentar de forma detalhada as várias opções de carreira para o Contador do século XXI é uma tarefa que exige um espaço muito superior ao desse texto. Poucas profissões oferecem tantas oportunidades de uma rápida inserção profissional, no mundo globalizado, como a Ciência Contábil.

A área contábil é, sem dúvida, uma das áreas que oferecem mais oportunidades no atual cenário empresarial, pois necessita de profissionais atuantes nos níveis operacionais, táticos e estratégicos das organizações

Atualmente, o curso de Ciências Contábeis habilita para o exercício de uma vasta gama de funções, em pequenas, médias e grandes organizações. Dentre elas, podemos citar as seguintes:

Contador: o campo de trabalho para quem deseja atuar nesse segmento é muito amplo. É bom lembrar que a pessoa que tem a formação em Contabilidade pode ser um profissional liberal, que pode trabalhar de forma independente, prestando serviços de assessoria contábil para entidades privadas e/ou públicas, ou uma outra opção de trabalho são as empresas de médio e grande porte, que normalmente possuem seus próprios departamentos de contabilidade. O Contador moderno desempenha um papel, nas modernas organizações, que vai muito além da elaboração de relatórios contábeis. A função de analista tributário, a de gestor de custos, a de controller, entre outras, cada vez mais estão sendo assumidas por Contadores.

Perito Contábil: esta é uma função exclusiva dos profissionais de Contabilidade. Para exercê-la, é preciso possuir registro em entidade de classe. O perito-contador é o profissional indicado pelos juízes (ou contratado das partes) para elaborar laudos contábeis relativos aos processos em questão. Como advogados e juízes, em geral, não entendem de Contabilidade, requisitam o trabalho de um especialista na área. Os temas mais comumente discutidos no judiciário são, entre outros: encargos financeiros contra bancos, Sistema Financeiro Habitacional, condomínios, etc.

Consultor ou Analista Tributário: há uma grande demanda por profissionais com o conhecimento nessa área no Brasil. E nem poderia ser diferente! Nosso sistema tributário é complexo, vive em permanente processo de mudança e, como se isso não bastasse, é um dos que maior sacrifício impõe ao contribuinte em todo o mundo. A carga tributária em nosso pais é muito grande e muitas empresas acabam quebrando por falta de um bom planejamento tributário. O analista tributário atua em médias e grandes empresas e o consultor tributário atua de forma independente, prestando consultoria nessa área para as empresas, oferecendo alternativas legais na área tributária.

Auditor: é o profissional responsável pela análise das demonstrações contábeis e dos controles internos das empresas. Além de um parecer técnico, o trabalho de auditoria tem como objetivo a elaboração de um relatório de recomendações para a entidade auditada. A auditoria externa (também chamada auditoria independente) e a auditoria interna são carreiras que normalmente recrutam profissionais da área da Contabilidade. Uma das formas de auditoria que mais está crescendo no Brasil é a auditoria externa, pois todas as empresas de grande porte são obrigadas, por força de lei, a contratarem os serviços de um auditor independente.

Pesquisador e/ou Professor: o crescimento exponencial dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil tem aberto um enorme campo de atuação para os profissionais da Contabilidade interessados em ingressar na carreira acadêmica. Várias disciplinas de Contabilidade são ofertadas em cursos de nível médio, superior, especialização, mestrado e doutorado.

Contador Público: Este é outro segmento onde a demanda não para de crescer. Muitas funções administrativas, de fiscalização e o próprio exercício da função de Contador de entidades públicas são alguns exemplos de oportunidades de trabalho na esfera governamental.

Controller: é o profissional de Contabilidade que, orientado por uma conjunto de princípios, procedimentos e métodos, ocupa-se da gestão econômica das empresas, com o objetivo de orientá-la de forma estratégica para a eficácia, por meio da criação de valor organizacional.

Além das carreiras tradicionais enumeradas acima, há uma lista extensa de funções para as quais o Contador possui habilitação. Dentre elas, podemos citar: fiscal de tributos, legislador, escritor, membro de conselho fiscal e de administração, membro de entidades de classe, executivo, investigador de Fraudes Contábeis, a Contabilidade Ecológica, a Auditoria Ambiental, a Contabilidade Estratégica, a Contabilidade Prospectiva (focada em modelos preditivos, voltada para cenários e ações/procedimentos futuros), a Contabilidade Internacional (conversão de balanços, conhecimentos das regras do IFRS – Normais Internacionais de Contabilidade - e MERCOSUL), Contabilidade Aplicada à Logística, além das atividades ligadas ao ensino (Professor), à pesquisa e à produção de livros técnicos relacionados á área contábil.

Dentro da própria Contabilidade, também há segmentações e nichos importante de mercado. A especialização em determinadas áreas pode ser uma opção lucrativa par ao profissional contábil. Além da contabilidade comercial, industrial e bancária, dois setores oferecem, atualmente, grandes perspectivas de crescimento para o futuro: a Contabilidade Internacional e a Contabilidade Rural.

Contabilidade Internacional: em tempos de globalização, de abertura comercial, fusões e incorporações, bons conhecimentos de Contabilidade Internacional e de um idioma estrangeiro são requisitos indispensáveis para se conseguir uma boa posição no mercado de trabalho.

Contabilidade Rural (ou Contabilidade de Agronegócios): esse segmento é bastante promissor para os contadores brasileiros, afinal, vivemos em um país que está entre os maiores exportadores de produtos agropecuários do mundo. A Contabilidade Rural possui especificidades que a distinguem da Contabilidade aplicada aos outros setores da economia. O domínio dessas particularidades e das terminologias técnicas que fazem parte desse setor é um grande diferencial competitivo para os profissionais da Contabilidade.

Qual o perfil ideal para quem deseja atuar na área de Contabilidade?

O profissional contador não é mais aquele profissional arcaico, meramente burocrata, o antigamente conhecido “guarda-livros”. O que o mercado exige hoje é um profissional mais arrojado, que deseja aproximar informações e utilidade gerencial para suas organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com