TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiologia

Artigos Científicos: Microbiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  1.293 Visualizações

Página 1 de 3

1) Quais são as implicações práticas para a célula bacteriana em ter uma relação de área superficial por volume alta?

R: Em termos práticos, isto significa que existe uma grande superfície através da qual os nutrientes podem entrar em relação a um pequeno volume de substância celular a ser alimentada. Esta característica é responsável em parte, pela alta taxa de metabolismo e crescimento da bactéria.

2) Desenhar uma célula bacteriana e identificar suas partes.

R: Em anexo.

3) Quais são as diferentes formas e funções da glicocálix da célula bacteriana?

R: Formas variáveis e constantes.

VARIÁVEIS – as glicoproteinas e as glicoaminoglicanas, sintetizadas e incorporadas à membrana plasmática.

CONSTANTES – Fragmentos glicídicos acrescidos às glicoproteinas e glicolipidios.

Quanto às funções: proteção, obstáculo de difusão, coesão celular e inibição por contato. Proporciona resistência à membrana plasmática agindo contra agressões físicas e químicas do meio externo conferindo capacidade de reconhecimento de substâncias nocivas e retenção de nutrientes.

4) Comparar a estrutura e a composição química das paredes celulares de bactérias Gram-negativas e Gram-positivas.

R : Gram-negativas: paredes mais finas, mais complexas, possuem uma membrana externa cobrindo uma camada fina de peptideoglicano, a camada de peptideoglicano das Gram-negativas representa somente 5 a 10% do peso seco da parede celular. Esta camada é encontrada no espaço periplasmático entre a membrana citoplasmática e a membrana externa, as paredes são constituídas por lipossacarideos.

Gram- positivas: mais espessas, mais simples, têm uma quantidade maior de peptideoglicano em sua parede celular que representa 50% ou mais do peso seco da parede de algumas espécies Gram-positiva, não possuem membrana externa como parte de sua parede celular e não possuem também o espaço periplasmatico.

5) Explicar a função das porinas na membrana externa de células bacterianas Gram-negativas.

R: Atuam como canais para a passagem de pequenas moléculas hidrofílicas, participando assim do processo de nutrição. As porinas podem ser especifica, contendo sítios de ligação para um ou mais substratos, ou inespecifica, compondo canais aquosos.

6) O que são mesossomos e quais são suas funções mais prováveis?

R: O mesossomo é uma invaginação, com a forma de vesículas ou lamelas da membrana celular. São proeminentes em bactérias Gram-positivas. Podem aparecer perto da membrana celular ou aprofundar-se no citoplasma. Os mesossomos mais profundos parecem estar ligados ao material nuclear da célula. Parecem estar envolvido na replicação do DNA e na divisão celular. Os mesossomos periféricos parecem estar envolvidos na secreção de certas enzimas a partir da célula, tais como as penicilinases que destroem a penicilina.

7) Onde se localizam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com