TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monitoramento Do Ar

Tese: Monitoramento Do Ar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Tese  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

O que é monitoramento do ar?

Monitorar o ar é observar continuamente as concentrações na atmosfera de quaisquer poluentes que afetam a qualidade do ar.

Por que fazer o monitoramento do ar?

O objetivo da rede de monitoramento da qualidade do ar é avaliar continuamente as características que tornam o ar um ambiente propício ao ser humano e ao meio ambiente em geral, possibilitando observação das emissões relativas às fontes fixas e móveis.

Quais são os padrões de monitoramentos seguidos?

Os padrões primários são as concentrações de poluentes que, ultrapassadas, poderão afetar a saúde da população. Já os padrões secundários de qualidade do ar, são as concentrações de poluentes atmosféricos abaixo das quais se prevê o mínimo efeito adverso sobre o bem estar da população, aos materiais e ao meio ambiente em geral.

Histórico Ocupacional

A história documentada do bairro começou em 1567, quando portugueses que haviam fundado a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro dois anos antes, no Morro Cara de Cão, se transferiram para o Morro do Castelo, que oferecia melhores condições de expansão. A partir desse morro, a cidade se expandiu nos séculos seguintes, passando a ocupar toda a área atualmente chamada de Centro. Em 1780, o Rio estava dividido em quatro freguesias urbanas, além das freguesias rurais.

Caracterização Atual do Centro

Apesar de possuir edifícios residenciais, o bairro é eminentemente comercial e turístico. Abriga a maior concentração de edifícios financeiros e de escritórios da cidade. O Rio de Janeiro passou pelas maiores intervenções estruturais e urbanísticas ao final da primeira metade do século XIX. Mudando assim em termos políticos e comerciais, com o incremento da atividade portuária aliado às melhorias urbanas, decorrentes de ações do poder público, como abertura e conservação de ruas, desmonte de morros, aterramentos, construção de palácios e monumentos. Recentemente, este bairro passa por grandes transformação como a derrubada da perimetral e inicio de outras obras para a revitalização da área portuária; por exemplo: construção da Binário do porto e os BRS.

Classificação das concentrações dos poluentes

(1) Média máxima de 1h; (2) Média máxima de 8h; (3) Média de 24h ;(4) IQA calculado para as últimas 24h; ND – Não disponível ;NM – Não Monitorado pela estação.

Gráficos

Discussão

Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida. Mas, nas alturas da estratosfera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com