TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Por:   •  11/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.781 Palavras (8 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ............................................................................................04

2 MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL PERIODO DE 1988 AOS DIAS ATUAIS .......................................................................................................05

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................10

4 REFERÊNCIA..............................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo fazer uma pesquisa bibliográfica sobre os movimentos sociais no período de 1988 aos dias atuais. No passado até aos dias de hoje grandes manifestações foram realizadas no país, em busca de transformações reivindicam seus direitos. Quando em 1992 os jovens foram às ruas pedindo o impeachment de Collor acusado de corrupção, foi pressionado a renunciar o cargo, outro movimento foi a Ação da Cidadania Contra a Fome e a Miséria, para combater a fome e a miséria no país, o Movimento dos Sem Terra (MST).

As transformações do cenário sociopolítico ocorrido no final dos anos 80 ao longo dos anos 90, como contribuíram para conquistas de vários direitos sociais inscritos na Constituição Federal de 1988.

Vale salientar que os problemas de maior gravidade em nosso país são: corrupção, inflação, pobreza, desemprego, desigualdade, violência crime e injustiça social.

2 MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL PERIODO DE 1988 AOS DIAS ATUAIS

Movimento social se reporta a ação coletiva de um grupo organizado, que objetiva obter mudanças sociais, por meio do embate político conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e as organizações não governamentais (ONGs).

A partir da década de 1960 os movimentos brasileiros ganharam importância ,quando ocorreram os primeiros movimentos de luta,a insatisfação da população com as mudanças que surgiram no econômico e social.

No Brasil existem registros de movimentos sociais desde o primeiro século da colonização, registros esses que, demonstram que o povo brasileiro nunca foi inerte e buscam sempre uma forma para lutar em defesa de seus direitos e ideais.

Nas ultimas décadas os movimentos sociais vem seguindo os passos democráticos de nosso país tem sido metódico em acontecimentos históricos, especialmente no contexto das conquistas sociais. Tais movimentos têm sido empregados como ferramentas pelos cidadãos para reivindicar seus interesses e ver os seus direitos reconhecidos.

Para Maria da Glória Gohn conceitua-se que “(…) movimentos sociais são ações coletivas de caráter sociopolítico, construídas por atores sociais pertencentes a diferentes classes e camadas sociais. Eles politizam suas demandas e criam um campo político de força social na sociedade civil. Suas ações estruturam-se a partir de repertórios criados sobre temas e problemas em situações de: conflitos, litígios e disputas. As ações desenvolvem um processo social e político-cultural que cria uma identidade coletiva ao movimento, a partir de interesses em comum. Esta identidade decorre da força do princípio de solidariedade e é construída a partir da base referencial de valores culturais e políticos compartilhados pelo grupo.”

Os grupos minoritários possuem como meios de intervenção direta do contexto político, os movimentos sociais, que podem ser considerados como ações e manifestações de protesto.

Observa-se um encadeamento de movimentos sociais de 1988 até os dias atuais, pela conquista de vários direitos sociais e pelo cumprimento de direitos já existentes. Os movimentos sociais pode-se dizer que, são instrumentos utilizados para questionar as desigualdades e carências da população. O cenário sociopolítico transformou-se de maneira radical no fim dos anos 80 e ao longo dos anos 90,os movimentos sociais ocorridos nessa época contribuíram de modo decisivo para a conquista de vários direitos sociais ,que foram inscritos em leis na nova Constituição Federal de 1988. As modificações mais significativas foram:

• Direito de voto para os analfabetos;

• Voto facultativo para jovens entre 16 e 18 anos;

• Redução do mandato do presidente de 5 para 4 anos;

• Eleições em dois turnos (para os cargos de presidente, governadores e prefeitos de cidades com mais de 200 mil eleitores);

• Os direitos trabalhistas passaram a ser aplicados, além de aos trabalhadores urbanos e rurais, também aos domésticos;

• Direito a greve;

• Liberdade sindical;

• Diminuição da jornada de trabalho de 48 para 44 horas semanais;

• Licença maternidade de 120 dias (sendo atualmente discutida a ampliação).

• Licença paternidade de 5 dias;

• Abono de férias;

• Décimo terceiro salário para os aposentados;

• Seguro desemprego;

• Férias remuneradas com acréscimo de 1/3 do salário.

Decisivo para a conquista de vários direitos sociais, que foram inscritos em leis na nova Constituição Federal de 1988. As modificações mais significativas foram:

Em 1992 a juventude saiu às ruas com seus rostos pintados de preto em protesto e repulsão ao governo do então presidente, Fernando Collor de Melo, pedindo sua saída, a pressão popular foi tão grande que Collor pediu a “renuncia do cargo”. Esse movimento ficou conhecido como “CARAS PINTADAS”. Em seguida, essa mobilização popular deu origem à Ação da Cidadania Contra a Fome e a Miséria, coordenadas por Betinho do Ibase, o qual convocou a população para ações coletivas de combate a fome e a miséria no país.

Atualmente no Brasil ocorrem vários movimentos sociais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com