TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Por:   •  20/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

Movimentossociasi

de Yuri3 | trabalhosfeitos.com


MOVIMENTOS SOCIAS

CONCEITO

Movimento social está vinculado com a ideia de ação coletiva de um determinado grupo organizado que pretende alcançar mudanças sociais por meio de uma resistência política, conforme seus valores, questionamentos da realidade e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico, cravado por tensões sociais. Podem reivindicar a mudança, a transição á mudança ou até mesmo a revolução de uma realidade adversa a certo grupo.

PRINCIPIOS

*Identidade

Todo movimento social tem que ter uma identidade, percebível tanto aos olhos de seus próprios participantes, como aos olhos do público em geral. Assim, o movimento social se rotula, ou como manifestante de um dado setor da sociedade (mulheres, negros, estudantes, etc.), ou como defensor dos interesses de toda uma sociedade (movimento patriótico, nacionalista ou tradicionalista).

*Oposição

Movimento social só se concretiza quando advoga valores esquecidose não reconhecidos pela maioria, pela totalidade da sociedade.

*Totalidade

O movimento social precisar basear os seus atos seguindo valores superiores e em ideais universais que tenham como molde uma filosofia de vida.

MOVIMENTO SOCIAL CONSERVADOR

Não procuram promover rompimentos, mas estimulam a preservação da tradição social, a partir da qual devem ser adequadas as mudanças que a realidade atual pede. As mudanças devem ser concebidas de acordo com os determinados ambientes.

MOVIMENTO SOCIALREFORMISTA

Movimento social que se baseia em efetivar transformações políticas e econômicas da sociedade a partir da introdução de reformas graduais e sucessivas no campo legislativo e nas instituições já definidas.

MOVIMENTO SOCIALREVOLUCIONÁRIO

 Movimento social que busca promover uma revolução. Assim, pretende concretizar reivindicações exclusivas e opositoras ao controle do Estado, ou de qualquer outro de suas diretrizes.

MOVIMENTO SOCIAL X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (453.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com