TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.192 Palavras (13 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO............................................................................................03
  2. REFLEXÃO: MOVIMENTOS SOCIAS NA CONTEMPORANEIDADE........................................................................03
  3. CANÇÃO: PRESO A LIBERDADE..........................................................05
  4. OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA ATUALIDADE.................................06
  5. DEMOCRACIA, ARTICULAÇÃO, LIBERDADE E POSSIBILIDADE DE MUDANÇA SOCIAL...................................................................................07
  6. RESENHA: MOVIMENTOS SOCIAIS.....................................................09
  7. O PAPEL DAS ONG’S NA SOCIEDADE................................................10
  8. CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................11

REFERÊNCIAS ...........................................................................................12

ANEXOS........................................................................................................13

        [pic 1]

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo destacar os movimentos sociais voltados ao trabalho do Assistente Social, sua formação e as demandas exigidas pela sociedade. Através de reflexões e resenhas, apresenta-se a relevância de um debate sobre os movimentos sociais na atualidade, analisando as influências do serviço social e a inserção social.

Desta forma, a compreensão dos movimentos sociais torna-se de suma importância tanto para o trabalho do assistente social, como para as varias lutas sociais existentes.

Entender a função dos movimentos sociais, juntamente com os direitos humanos é importante para a orientação e ação no trabalho do profissional, que tem firmando um compromisso social, contribuindo para as condições de vida e de trabalho de toda uma população.

Portanto, apresenta-se no presente trabalho, o resultado de pesquisa e debate acerca da história do serviço social nos movimentos sociais, e toda a sua luta e contribuição.

  1. REFLEXÃO: MOVIMENTOS SOCIAS NA CONTEMPORANEIDADE

Após leitura e análise do texto de Gohn, tem-se um panorama dos movimentos sociais no Brasil. O texto apresenta as relações que os movimentos estabelecem nas questões políticas, econômicas, sociais e culturais.

A autora destaca a relação entre os movimentos sociais e a educação, a partir de ações práticas voltadas ao ensino, estabelecendo como ponto de partida que a educação não é somente a aquela apresentada no contexto escolar, mas, toda a produção de saber que é adquirida pelo individuo, formal ou informal. Portanto, a concepção de educação torna-se ampla, e nesse ponto surge a necessidade de políticas e programas que atuem com caráter educativo na sociedade.

Assim, entende-se que todo movimento social deve ter um caráter educativo, políco-social, voltado para a melhoria da qualidade de vida. No livro texto tem-se alguns pontos fundamentais que contribuem para entender melhor esse cenário dos movimentos sociais e as mudanças na sociedade possibilitando a sua compreensão; “Uma das premissas básicas a respeito dos movimentos sociais é: são fontes de inovação e matrizes geradoras de saberes” (GOHN, 2011, p. 333). E ainda:

“Nós os encaramos como ações sociais coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam formas distintas de a população se organizar e expressar suas demandas. Na ação concreta, essas formas adotam diferentes estratégias que variam da simples denúncia, passando pela pressão direta (mobilizações, marchas, concentrações, passeatas, distúrbios à ordem constituída, atos de desobediência civil, negociações etc.) até as pressões indiretas” (GOHN, 2011, p. 335)

Assim, os movimentos sociais, segundo o texto, estão também na atualidade presentes nas redes sociais, internet, e nos meios atuais de comunicação e informação.

Representando as forças sociais que geram ou reivindicam alguma inovação sócio-cultural, os movimentos transmitem a realidade social, e assim, visam construir ações e possam agir como uma resistência social, contribuindo para a inclusão.

Em todo o texto, é possível traçar os movimentos sociais latino-americanos na história, como movimentos ambientalistas, o movimento negro, movimento estudantil, movimentos das mulheres, entre outros, que traçam o caminho de fortalecimento da ONG’s entidades com objetivo de fortalecer e apoiar os movimentos, com um caráter assistencial. O texto apresenta que com o passar do tempo, as manifestações e movimentos sociais foram diminuindo, enquanto as ONG’s tomaram a frente das reivindicações e organizações da população.

Ao analisar os cenários de movimentos sociais contemporâneos e os da atualidade vê-se que os movimentos atuais tem um campo mais amplo, com as novas tecnologias, novas demandas e novos repertórios, ainda que tenham suas raízes em movimentos do passado. A grande parte dos movimentos está ligada a educação, seja ela formal ou informal, abrangendo questões como escola, etnia, nacionalidade, religião, paz, meio ambiente, qualidade de vida e tudo o que diz respeito a qualidade de vida de um cidadão.

No Brasil, houveram muitos movimentos ligados a educação, com uma extensa lista de demandas que englobam desde melhorias na educação escolar, à melhorias na comunidade.

Atualmente tem-se os conselhos gestores, que são um resultado dos movimentos;

“Os conselhos estão inscritos na Constituição Federal de 1988 na qualidade de instrumentos de expressão, representação e participação da população. Essas estruturas inserem-se, portanto, na esfera pública e, por força de lei, integram-se a órgãos públicos vinculados ao Poder Executivo, voltados para políticas públicas específicas, responsáveis pela assessoria e suporte ao funcionamento das áreas em que atuam” (GOHN, 2011, p.354)

Os conselhos gestores contribuem com a participação e podem apresentar um novo formato ao processo de formação das políticas sociais, criando uma nova esfera social pública.

A partir de 1996 entrou em vigor no Brasil, uma lei que explica o surgimento de muitos conselhos municipais; para o recebimento de recursos destinados às áreas sociais, os municípios devem criar conselhos. Portanto, nos municípios as áreas dos conselhos são: educação, assistência social, saúde, habitação, crianças e adolescentes, setores com caráter deliberativo. Assim, através dos conselhos, a sociedade vive por meio das práticas sociais, em formato de instituições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (392.8 Kb)   docx (280.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com