TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Por:   •  23/9/2015  •  Resenha  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

GOHN, M. da Glória. Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações ivis no Brasil contemporâneo. (Parte 1). Petrópolis: Vozes, 2010.

Um mapeamento das diversas formas de demandas e lutas da sociedade civil brasileira é apresentado, onde são coordenadas em redes de mobilização, associações civis na atualidade ou em movimentos sociais. Esse mapeamento evidencia quais são as regiões que são temáticas e quais são seus eixos de protestação como problema social, onde as lutas e demandas são localizadas, no qual são os sujeitos culturais e sociopolíticos que estão envolvidos, onde os territórios estão localizados, no qual ações têm o principal papel, como suas redes são construídas por onde andam, suas ações são tematizadas e assim por diante. É possível observar que essas ações são arrojadas por parcerias entre associações, movimentos, entidades oficiais estatais e as ONGs.

Diversas lutas sociais ganharam força internacionalmente de uma maneira muito rápida, conflitos sociais novos surgiram compondo conteúdos que vão da questão biopoder e da biodivesidade até as demandas étnicas e as lutas, sendo assim como a volta das manifestações religiosas de diferentes crenças e associações. Nos Estados Unidos e na Europa um sujeito público passou a coordenar o cenário dos conflitos, onde o imigrante uma vez era glorificado na história dos países como criador de uma nação inteira, outras vez era abominado por ser responsável por origens de problemas políticos e sociais. Com isso, seus direitos culturais, a forma em que fora acostumado a viver e foi criado, eram totalmente ignorados e acabavam sendo punidos como consequência.

Nisto, na América Latina, a recuperação das batalhas dos indígenas acabou sendo uma das grandes noticias, no que se trata aos movimentos sociais e às ações coletivas de lutas. A população fragmentada que se originou nos anos 1990, representante de associativismo que está se fortificando ao longo dos anos 2000, forma-se pela vocação dos grupos e movimentos sociais estruturados em se associarem em redes e produzir fóruns a partir das redes.

De um lado, o Brasil passou a se submeter ao modismo, que se esforça se desvincular de imagens movimentalistas dos anos de 1980 e produzir representações novas sobre ações civis, considerado como propositais e ativas.

As formas mais atuais de fusões civis elaboradas em redes, são compostas por associações comunitárias, movimentos sociais, ônus, fóruns conselhos assembléias, câmaras e outras coisas mais. Podendo ser agrupadas em três grandes blocos, que são: Os movimentos e ações de grupos identitatórios que lutam por direitos; Movimentos e organizações de luta por condições melhores de vida e de trabalho e Movimentos globais ou globalizantes como o Fórum Social Mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com