TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.103 Palavras (13 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso de Serviço Social

Movimentos Sociais

ANDREA ALBUQUERQUE DE LIMA FEITOSA     RA – 4300063603

JOICE MARA LEITE BARBOSA                                 RA - 2812841474

JOSEFA HERMINIA RODRIGUES GUIRAU             RA - 3808619281

                 PAULA CRISTINA LOPES SANTOS                           RA - 3808622106

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE MOVIMENTOS SOCIAIS

PROFESSORA TUTORA EAD:

CAMPINAS/SP

2015

                                                 AUTOR (ES)

            ANDREA ALBUQUERQUE DE LIMA FEITOSA       RA – 4300063603

            JOICE MARA LEITE BARBOSA                                 RA - 2812841474

            JOSEFA HERMINIA RODRIGUES GUIRAU              RA - 3808619281

            PAULA CRISTINA LOPES SANTOS                           RA - 3808622106

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE                     MOVIMENTOS SOCIAIS

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota das disciplinas de Movimentos Sociais.

Tutora EaD : Celina Silva

                                  CAMPINAS - SP

                                         2015

SUMÁRIO

1.Introdução................................................................................................................03

2. As possibilidades de permanências e mudanças dos movimentos sociais

na atualidade..............................................................................................................04

3. A construção da democracia na sociedade brasileira contemporânea..................05

4. O papel das ONGs no contexto dos movimentos sociais brasileiros na contemporaneidade....................................................................................................06

5. Considerações finais..............................................................................................07

6. Bibliografia.............................................................................................................08

  1. INTRODUÇÃO

            Esse trabalho apresentará a importância de entendermos o cenário político e histórico dos movimentos sociais bem como suas transformações, permanência e os benefícios trazidos a sociedade, viabilizando forças coletivas em busca de solucionar conflitos em resposta de cada questão social. Deste modo, a leitura da primeira parte do livro Maria da Gloria Gohn, possibilitou a compreensão e elaboração de todo o trabalho.

           Todo o trabalho foi desenvolvimento através de pesquisa, discussão e leituras possibilitando novos conhecimentos sobre a igualdade dos direitos sociais, serão relacionados temas sobre a construção da democracia e o papel dos mediadores de novos movimentos sociais.

Durante o desenvolvimento das atividades propostas será realizado um mapeamento breve dos atores sociais responsáveis pelas ações coletivas, diferenças entre os movimentos sociais suas ações e mobilizações civis serão indicadas no texto.

           O livro de Maria Gloria Gohn destaca alguns pontos fundamentais, analisando e mapeando as principais formas de associativismo civil no Brasil, expressas em movimentos sociais, em redes de mobilização social e associações civis e também fóruns.

           “O contexto atual dos principais movimentos sociais da America Latina é um dos principais debates para discutir suas formas, demandas, identidade que constroem, redes que as estruturam, manifestações culturais e políticas sociais que se articulam”. (P.15).Na America Latina especialmente no Brasil os atuais movimentos que ocorreram na fase do regime político populista, são diferentes dos movimentos ocorridos do final da década 1970 e parte dos anos 1980 (movimentos populares reivindicatórios de melhorias urbanas articulados com as pastorais, grupos políticos de oposição ao regime militar entre outros).

Embora muitos dos atuais movimentos sejam herdeiros daqueles dos anos 1980, onde naquela década os movimentos, lutavam para ter “DIREITO A TER DIREITOS”.Os movimentos sociais citam suas características básicas como: possuem uma identidade, tem um opositor e articulam ou se fundamentam num projeto de vida da sociedade. (TOURAINE.1973). (p.1

2. ETAPA 1

AS POSSIBILIDADES DE PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA ATUALIDADE

Na atualidade, o elemento novo é a forma e o caráter que essas lutas tem assumido não apenas de resistência, mas de lutas por direitos; reconhecimento de suas culturas e da própria resistência, redistribuição de terras em territórios de seus ancestrais, escolarização na própria língua destacando a educação básica das escolas, devido ao potencial dos processos educativos e pedagógicos para o desenvolvimento de forma e solidariedade e constituição e ampliação de uma cultura política, onde passou a ser uma área estratégica também para os movimentos populares a exemplo do MST.

Ressaltada nos estudos uma grande mudança sobre a política de parceria do estado com a sociedade civil organizada, esta na direção do foco central da analise: do agente para a demanda a ser atendida, mesmo distinguindo-se as carências, mas buscando superando de forma holística com valores multifocais que contempla raça, gênero idade. Passam a ser privilegiados.

A influencia do estado por meio da ação de seus governos se faz mediante uma retórica que retira dos movimentos a ação propriamente dita, onde essa ação se transforma em execução de tarefas programadas, que serão monitoradas e avaliadas para que possam continuar a existir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com