TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos sociais

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA

GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

                                   MOVIMENTOS SOCIAIS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

MOVIMENTOS SOCIAIS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS apresentada à disciplina – MOVIMENTO SOCIAS, no 7° semestre “sexta / sábado” do Curso de Bacharelado em Serviço Social da Faculdade Anhanguera – Pólo Taguatinga (DF) FACNET – Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação – como requisito de avaliação do primeiro Semestre de 2014

[pic 2][pic 3]

 

Sumário

Introdução.............................................................................................3

Movimentos Sociais..............................................................................4

Democracia e ONG’..............................................................................5

             Conclusão.............................................................................................7

Bibliográfia.............................................................................................8


INTRODUÇÃO

            Os movimentos sociais são grupos organizados que tem o mesmo objetivo. Através desses movimentos que surge as mudanças, independente da luta que pode ser por algum ideal ou luta pelos direitos e defesa de seus interesses. Cada sociedade ou estrutura social teria como cenário um contexto histórico, este movimentos sociais podem gerar conflitos e mas também trazer resultados positivos.

           Para se tornar um movimento social bem sucedido e necessário uma organização muito  planejada. Os movimentos sociais não se limitam a manifestações trata-se de organizações que sistematicamente atuam para alcançar seus objetivos políticos.

Movimentos Sociais

          Entendemos como movimento social uma forma da  população se organizar e expressar suas demandas.  Os movimentos sempre existiram, e sempre existira pois é uma forma da sociedade buscar seus interesses. Isso porque representam forças sociais organizadas, como campo de atividades e experimentação social, e essas atividades são fontes geradoras de criatividade e inovações socioculturais. Os movimentos realizam aquilo que sociedade  necessita a realidade social, criam propostas. Atuando em redes, constroem ações coletivas que agem como resistência à exclusão e lutam pela inclusão social. Tanto os movimentos sociais dos anos 1980 como os atuais têm construído representão simbolicamente afirmativas por meio de discursos e práticas. Criam identidades para grupos antes dispersos e desorganizados, como bem acentuou Melucci (1996). Ao realizar essas ações, projetam em seus participantes sentimentos de pertencimento social. Aqueles que eram excluídos passam a se sentir incluídos em algum tipo de ação de um grupo ativo.

O novo milênio apresenta uma conjuntura social e política extremamente contraditória. O Estado alterou sua forma de relação com o setor social. De um lado, significa reconhecimento social, especialmente de identidades culturais reivindicadas pelos movimentos; de outro, passou a haver um maior controle social - de cima para baixo, pois as identidades têm sido formatadas em “políticas de identidades”, e não em processos de assegurar “identidades políticas” construídas pelos próprios sujeitos participantes. A mudança na ordem dos termos muda o sentido da ação social. As políticas públicas passaram a ser eixo estruturante das ações coletivas, organizadas sob um leque de temáticas com formas variadas.         Ao mesmo tempo em que vários movimentos sociais tiveram mais condições de organização, tanto interna como externa, dado o ambiente político reinante, eles perderam muito sua autonomia e consequentemente, sua força política, por diferentes razões. Alguns se transformaram em ONGs ou estruturas de gestão das políticas públicas. Outros ficaram na resistência, meio que congelados, produzindo esporadicamente eventos de efeitos midiáticos, efeitos que ocupam as pautas das manchetes da mídia e morrem com o fim do evento, sem repercussão no atendimento de suas demandas, ou alteração em suas práticas, ou nas ações e diretrizes de seus opositores.

Democracia

           Democracia é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo. É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. É um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou no sistema parlamentarista, onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as principais decisões políticas.

Democracia é um regime de governo que pode existir também, no sistema republicano, ou no sistema monárquico, onde há a indicação do primeiro ministro que realmente governa. A democracia tem princípios que protegem a liberdade humana e baseia-se no governo da maioria, associado aos direitos individuais e das minorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (180 Kb)   docx (45.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com