TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos sociais

Por:   •  22/4/2015  •  Resenha  •  3.080 Palavras (13 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Serviço Social

A Atuação do Assistente Social

no Mundo Contemporâneo

Araçoiaba da Serra / SP

2013

[pic 2]

Serviço Social

Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do
Serviço Social III

COMPONENTES DO GRUPO

Serviço Social

Adenir Lopes dos Santos – RA 403513

Denise Malmagro Camacho – RA 393568

Samuel Antonio Alves – RA 393626

Araçoiaba da Serra / SP

2013

Artigo científico elaborado para fins de avaliação do curso de SERVIÇO SOCIAL da UNIDERP Interativa, sob orientação da tutora Sandra Mara Pires.

Araçoiaba da Serra / SP

2013


RESUMO:

O presente artigo científico consiste em demonstrar que o assistente social, nos dias de hoje, desenvolve suas atividades em um campo de trabalho complexo e abrangente e tem como objetivo desvendar a atuação do assistente social, demonstrar sua visão profissional face às dimensões do mercado de trabalho, identificando as práticas assistenciais com base nas ações e à prática profissional. Desde a origem do serviço social, ocasião em que a filantropia e o assistencialismo predominavam, o profissional de assistência social adquiriu seus conhecimentos relacionados à filantropia e o assistencialismo, relacionando-os ao serviço social, percebendo assim suas desigualdades e diferenças, utilizando-se de um vasto conhecimento pedagógico. Nos dias atuais, as áreas de atuação do assistente social têm sido mais abrangentes, com muitos desafios, atingindo seu público alvo e suas demandas. Pela importância do trabalho desse profissional, o serviço social tem tido um grande reconhecimento, pois é de suma importância e imprescindível o trabalho do assistente social, na orientação e busca dos direitos das pessoas.

PALAVRAS CHAVE: filantropia, assistencialismo, serviço social, mercado de trabalho.

ABSTRACT:

This scientific article is to demonstrate that the social worker, nowadays, develops its activities in a labor camp complex and comprehensive and aims to unravel the role of the social worker, to demonstrate their professional vision in the face of market size work, identifying healthcare practices based on the actions and professional practice. Since the origin of social service, at which philanthropy and paternalism predominates, the professional social care acquired their knowledge related to philanthropy and welfare, relating them to social service, thus realizing its inequalities and differences, using is a vast pedagogical knowledge. Nowadays, the areas of the social worker have been more comprehensive, with many challenges, reaching your target audience and their demands. Given the importance of this professional, social work has had a great recognition, it is very important and essential work of the social worker, the guidance and pursuit of people's rights.

KEYWORDS: philanthropy, welfare, social services , labor market .

1. INTRODUÇÃO

Este artigo científico tem como objetivo demonstrar a atuação do assistente social, esclarecendo as dimensões no campo de trabalho e a visão profissional, identificando as práticas assistenciais com base no perfil pedagógico ligado ás ações, e à prática profissional. Remontando aos primórdios da civilização humana, pode-se verificar que os princípios de convivência, de justiça e de dignidade aparecem em circunstâncias diversas. Buscando se configurar como uma profissão, o serviço social age com grandes dificuldades para ser reconhecido como tal, pois nasceu a partir da caridade e da filantropia, nas quais era mantida a separação dos povos. Para se libertar desse conceito, o serviço social passou por rupturas, visando a consolidação de uma verdadeira profissão.

Redefinições e Reposicionamentos

Na década de 90, foram as transformações sociais que implicaram nas redefinições e reposicionamentos das práticas sociais, surgindo daí novas atividades com rápidas e intensas transformações sociais, as quais colaboraram para a constituição de um privilegiado solo de processamento das alterações profissionais. À vista da emancipação humana da condição histórica, configurando novos mecanismos do capitalismo mundial, o serviço social tem como desafio as mudanças inerentes da categoria. A partir do movimento de reconceituação, a profissão superou a divisão unilateral existente. Os assistentes sociais, partindo do projeto de melhorias e reconhecimento, mesmo enfrentando um terreno de contradições, fazem de seu cotidiano um agir comprometido com a universalização do acesso aos direitos enfocados na legitimação social da profissão, pois a cidadania na produção capitalista aparece camuflada. Assim sendo, o trabalho do profissional de assistência social se torna um caminho estratégico, contribuindo na visão de vias de igualdade.

Daí que a verdadeira cidadania está atrelada à universalização do acesso, equidade, justiça social e políticas sociais como direitos. Como sustentação em exercer a profissão no cotidiano, se faz necessário atrelar dimensões organizativas, acadêmicas e legais. Para Vasconcelos (2002), a questão social decisiva que se coloca para o Assistente Social diante da complexidade da realidade, é conhecer sob quais condições o serviço social tem possibilidade de contribuir na construção de formas de acesso aos recursos e informações sociais e culturais, tendo em vista uma nova forma de produção e reprodução social. Para que isso se torne possível, os assistentes sociais terão que avançar para além das medidas paliativas e ou imediatas, destinados somente a “quebrar o galho”, fazer remendos, solucionar momentaneamente o que não tem solução (in “A Questão Social, Produto da Economia Capitalista, p. 518, Vasconcelos, 2002).

O campo de abrangência do profissional de Serviço Social — e que se tem mostrado imprescindível — é hoje fator fundamental para o desempenho profissional do assistente social nos três setores da atividade profissional. Atuando de forma pedagógica nas áreas de Saúde e Educação (setor público), nas empresas (setor privado) e no Terceiro Setor (ONG’s – Organizações Não Governamentais, entidades da Sociedade Civil sem fins lucrativos), os profissionais deste campo vêm quebrando o conservadorismo que acompanhou a profissão por décadas. O processo de ritualização da profissão foi reconhecido ao destacar alguns pontos importantes, tais como o método BH (1970), o Seminário de Sumaré (1978) e o Seminário do Alto da Boa Vista (1984), que contribuíram efetivamente para que o Serviço Social avançasse como profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (200.4 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com