TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos sociais

Por:   •  8/11/2015  •  Seminário  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

De

São José dos Campos

Curso: Serviço Social

7° série

Movimentos Sociais

Professora (EAD) Mª Edilene Xavier Rocha Garcia

 

Maria Isaura da Silva Pimentel RA: 3876749287

Vera Lucia Ferraz RA: 4342804178

São José dos campos, 25/05/2015.

SUMÁRIO

Introdução ------------------------------------------------------03

Desenvolvimentos

Movimentos Sociais ---------------------------------------------03

Relatório reflexivo. -----------------------------------------03 e 04

Considerações Finais---------------------------------------04 e 05

Bibliografias --------------------------------------------------05 e 06

Introdução

Esse trabalho tem o objetivo de elaborar um Relatório reflexivo do profissional de Serviço Social, potencializando sua formação por meio do estudo das formas de demandas e lutas da sociedade civil brasileira.

Movimentos sociais

Movimentos sociais são inúmeros deles, todos com suas reivindicações de direitos, identidades, igualdade e outros em diferentes lutas sociais. Movimentos urbanos, rurais, religiosos, de gênero, culturais e outros.

Relatório reflexivo.

Em relações aos movimentos sociais, observamos que a existência deles requer uma organização muito bem desenvolvida, o que demanda a mobilização de recursos e pessoas muito engajadas, na contemporaneidade, muitos movimentos apresentam ideário civilizatório, que coloca como horizonte a construção de uma sociedade democrática, a igualdade social é apontada como necessária para que haja mais justiça social. Os movimentos sociais apresentam aos seus engajados um caráter educativo de aprendizagem.

Na atualidade os movimentos sociais diferem das décadas passadas, pois não se limitam a manifestações públicas esporádicas, mas trata-se de organizações que sistematicamente atuam para alcançar seus objetivos políticos, o que significa haver uma luta constante e  em longo prazo dependendo da natureza da causa. Em outras palavras, os movimentos sociais possuem uma ação organizada de caráter permanente por uma determinada bandeira. No entanto não podemos deixar de observar que apesar de os movimentos terem mais espaços políticos, algumas lutas permanecem secular uma delas é a luta indígena, que permanece mais atual do que nunca, pois eles continuam brigando pelo direito de manter sua cultura e até mesmo sua própria existência.

Os conflitos que geram as organizações desses movimentos são diversos.

Nos últimos anos, a população cresceu e as necessidades se multiplicaram. Esses são os pontos que, de certa forma, influenciaram os movimentos já tradicionais e diversos que estão ganhando força nas ruas. Pelo contexto geral, se pode afirmar que as reivindicações impulsionam a construção da democracia. Os movimentos sociais ganharam tamanho protagonismo social, que vários deles passaram a integrar as estruturas do estado. Alguns são ligados a partidos políticos, outros autônomos, que reivindicam a atual estrutura do Brasil e lutam pela democracia batendo de frente com o estado, como o MTST ( Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).

Os movimentos sociais no século XXI tiveram, desde o começo, vários enfoques que reivindicavam melhorias na democracia, nas condições de trabalho, na igualdade de classes sociais, entre outros.

Devido a grande influência que exerce os movimentos sociais na sociedade brasileira que vem cada vez mais aumentando seus conflitos, tais movimentos que carregam milhares de pessoas a séculos que se tem uma questão: Qual será o futuro dos movimentos sociais? O futuro para a luta dos cidadãos será através da união de forças capazes de reivindicar à favor de seus interesses e a dedicação ao trabalho social. Partindo, primeiramente, de cada indivíduo a função de humanização para que se torne, ao final, um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (229.4 Kb)   docx (729.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com