TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudança De Velocidade De Uma Reação Quimica

Ensaios: Mudança De Velocidade De Uma Reação Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 5

Relação do ciclo do nitrogênio com a síntese de proteínas:

As proteínas são formadas por unidades menores chamadas de aminoácidos, onde os aminoácidos são compostos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Através disso, é necessário a presença de tais elementos para que as proteínas possam ser sintetizadas.

Em relação ao ciclo do nitrogênio, o mesmo é o processo pelo qual o nitrogênio circula na natureza. Tal gás é captado da atmosfera, onde se encontra na forma gasosa, e é fixado por algumas bactérias que se encontram nas raízes de certas plantas, onde esse nitrogênio só se torna disponível para ser usado pelos seres vivos somente depois de ser fixado por tais bactérias. As plantas incorporam esse nitrogênio através das células de suas raízes, e usam esse nitrogênio como matéria prima para produção dos aminoácidos, que se “agrupam” para formar proteínas. Com isso, apresentam-se como características de relação entre o ciclo do nitrogênio e a síntese de proteínas tal processo: o nitrogênio é fixado pelas bactérias, a planta absorve esse nitrogênio e o utiliza para fazer aminoácidos que são constituintes das proteínas.

Através de tais feitos, notamos que a importância do ciclo no nitrogênio está fundamentada na questão de que todos os seres vivos são constituídos por proteínas, já que as proteínas são as unidades básicas da nossa estrutura, ou seja, são como “tijolos” que formam os tecidos do organismo. Além disso, as mesmas também têm função hormonal, de defesa, e de catalisar (acelerar) reações químicas dentro de nosso corpo. Com isso, a síntese proteica se torna fundamental na formação de estruturas que compõem o organismo dos seres vivos.

Fertilizantes a base de nitrogênio:

Os fertilizantes nitrogenados são compostos químicos que possuem em sua composição o elemento nitrogênio num formato assimilável pelas plantas.

Tal gás é encontrado de forma abundante na atmosfera em sua forma molecular (N2). Porém este formato é inaproveitável à maioria dos organismos vivos, e para tornar-se “fixável”, o nitrogênio deve se transformar.

Reações para obtenção de algumas substâncias nitrogenadas:

Amônia:

Na indústria moderna de fertilizantes, a produção da amônia é a base para a elaboração de todos os outros fertilizantes nitrogenados. Independentemente de qual seja o processo de preparação do gás de síntese, é utilizada uma técnica análoga à de Haber-Bosch para a síntese da amônia.

 Síntese da amônia:

Esta reação ocorre a pressões elevadas com auxílio de catalisadores. O nitrogênio vem da atmosfera e o hidrogênio pode vir de diversas fontes (renováveis ou não). Entre as principais técnicas estão a reforma catalítica e a oxidação parcial.

Ureia:

Reagindo a amônia e dióxido de carbono que, no caso de complexos integrados, é suprido pela própria unidade de amônia, da qual é extraído como subproduto, produzimos a ureia.

 Síntese da ureia:

Pelo processo de Bosch-Meiser, a adição de amônia e gás carbônico forma o produto intermediário carbamato de amônio, que, por desidratação, gera a ureia.

 Formação do Carbamato:

 Desidratação do Carbamato:

Nitrato de amônio:

O nitrato de amônio é produzido pela neutralização de ácido nítrico com amônia gasosa.

 Síntese do nitrato de amônio:

- Neutralização:

Sulfato de amônio:

A reação exotérmica entre amônia e ácido sulfúrico gera o sulfato de amônio.

 Síntese do sulfato de amônio:

2NH3 + H2 SO4 (NH4) 2SO4

Cloreto de amônio:

O cloreto de amônio é um sal usado extensivamente nas indústrias, principalmente a química. Uma das propriedades mais “interessantes” do cloreto de amônio é que ele se decompõe com extrema facilidade quando aquecido, gerando uma densa e irritante “fumaça”. Outra propriedade interessante é que o mesmo, como alguns outros sais de amônio (constituídos de ânions provenientes de ácidos fortes) dá uma solução ligeiramente ácida. É também usado como catalisador em algumas reações.

 Síntese do cloreto de amônio:

NH3 + Cl2 NH4Cl

Fosfato de cálcio e amônio:

Reações do uso da amônia como matéria-prima na produção de acido nítrico e da barrilha:

- PROCESSO OSTWALD:

A produção massiva do ácido nítrico é via o processo Ostwald, nomeado devido ao químico alemão Wilhelm Ostwald. Neste processo, amônia anidra (NH3) é oxidada a óxido nítrico pelo oxigênio (O2) a 850°C (cita-se também 900°C[8]) e 5 atmosferas de pressão, com a ajuda de catalisadores de platina e ródio, para resultar no gás NO.

Por usar amônia derivada do processo Haber, o produto final pode ser produzido do nitrogênio, hidrogênio, e oxigênio os quais são derivados do ar e gás natural como únicas matérias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com