TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Músculo Esquelético E Liso

Artigo: Músculo Esquelético E Liso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 2

Diferenças entre o músculo esquelético e o músculo liso

Musculo esquelético

- Movimentam-se de acordo com nossa vontade porque seu controle é exercido pelo Sistema Nervoso Central, são responsáveis por todos os movimentos corporais porque estão ligados aos ossos. Esses músculos também são chamados de músculos estriados devido a presença de estriadas quando observados suas fibras no microscópio. Estes músculos se inserem sobre os ossos e sobre as cartilagens e contribuem, com a pele e o esqueleto, para formar o invólucro exterior do corpo. Prendem-se a tendões e através destes fixam aos diversos ossos do esqueleto. Suas células também chamadas de fibras musculares

- Possuem actina, miosina, túbulos T, banda A, banda I, banda H, linha Z, linha M, troponina e tropomiosina

- Formado por fibras musculares cilíndricas, finas e que podem medir vários centímetros de comprimento. Os músculos esqueléticos possuem uma coloração mais avermelhada.

Músculo liso

- É um tecido muscular de contração involuntária e lenta, composta por células fusiformes mononucleadas. . O controle da contração do músculo liso é realizado pelo Sistema Nervoso Autônomo. Isso quer dizer que a contração desses músculos ocorre de forma independente de nossa vontade. A musculatura lisa esta presente na composição de órgãos, como por exemplo, o estômago, intestino, bexiga, etc. por isso também podem ser chamado de Músculos Viscerais.

- Compõe a parede das arteríolas, pode contrair e relaxar diminuição ou aumento desses vasos, isso permite controlar a distribuição do fluxo sanguíneo pelos diversos tecidos do corpo. Compõe também toda a parede do tubo digestivo. Suas células são menores quando comparadas com as células do musculo esquelético. Durante sua contração a célula e seu núcleo se deformam de forma transversal e longitudinal, não possui túbulos T.

- Contém actina e miosina, não contém troponina nem tropomiosina. Possuem filamentos contráteis (actina e miosina). Possuem corpos densos (semelhantes aos discos Z da musculatura esquelética). Contração do músculo liso é mais lenta e prolongada (cabeça de miosina é mais lenta).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com