TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurotransmissor: Dopamina no futebol

Resenha: Neurotransmissor: Dopamina no futebol. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Resenha  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 2

- Neurotransmissor: Dopamina no futebol

A dopamina é um neurotransmissor frequentemente associado ao prazer. Saborear um alimento gostoso, por exemplo, faz com que neurônios de áreas específicas do cérebro sejam banhados por essa substância endógena. O resultado é a sensação de plenitude, que também faz com que muitas pessoas abusem de drogas psicoativas, em sua maioria ilícitas. Essa visão da dopamina como molécula do prazer, porém, é limitada. Dopamina é um dos responsáveis pelas descargas do coração e artérias. Para potencializar a sensação de o futebol é lindo.

- Fertilizantes agrícolas, adubação orgânica, grama sintética nos campos de futebol.

No gramado podem esta os fertilizantes agrícolas superfosfato triplo, cloreto de potássio (KCI) e sulfato de amônio ((NH4)2SO4), que jogam em conjunto com os herbicidas para manter verde, firme e uniforme, a base em que rola a “pelota”. Sulfato de amônio ((NH4)2SO4), - 20% de nitrogênio na forma amoniacal tende a acidificar o solo.

A adubação orgânica é mais eficiente nos gramados depois que a grama fixa suas raízes na terra, é muito mais difícil e muito menos eficaz a adubação. Por isso, durante o plantio é bom não esquecer da adubação. A melhor adubação, aquela que fornece a maior quantidade de nutrientes ao solo, é a orgânica, cuja composição é feita de esterco, restos de plantas e húmus de minhoca. Segundo os especialistas o ideal é sempre aplicar 2 kg de húmus por metro quadrado.

O adubo químico é muito utilizado, porém é necessário o uso de muita água ma irrigação para que a concentração do adubo em todo o gramado fique mais ou menos constante.

A grama sintética esta no mercado mundial há mais de 20 anos, mas no Brasil ela começou a ser conhecida em meados do século 90. Com certa facilidade para cultivar gramados devido ao clima ameno ou tropical em quase todo o país, não se via a necessidade de investimento em um gramado tão áspero quanto ao que se dispunha naquela época. Sendo o futebol o esporte mais difundido no mundo inteiro, novas tecnologias foram introduzidas na industria da grama sintética e a adesão ao gramado sintético ganhou força. O gramado hoje tem um aspecto mais natural, e a interação dos jogadores e da bola com o gramado é muito mais parecida com a “coisa real”. Hoje podemos dizer que o gramado sintético está no mundo inteiro para ficar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com